Rosa Weber: Desinformação deliberada tem de ser combatida

Durante o anúncio sobre as medidas tomadas para combate das Fake News, a ministra e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Weber, afirmou que a Justiça Eleitoral não combate boatos com boatos e afirmou que não houve falha no combate às fake news, mas que a mudança ocorreu na velocidade com que essas notícias foram disseminadas.

Rosa Weber presidente do TSE - Reprodução

Ao iniciar os discursos sobre os combates as fake news, a minstra Rosa Weber repudiou provocações infundadas sobre a regularidade e rigidez do processo eleitoral dizendo que "a desinformação deliberada ou voluntária que visa o descrédito da Justice Eleitoral precisa ser combatida com informação responsável e transparência". 

Weber afirmou também que o confronto de ideias e da diversidade são próprios da democracia e que as regras do jogo devem ser respeitadas. Ela destacou a Justiça Eleitoral "cumpre os ditames constitucionais e não combate boatos com boatos, ela combate boatos com respostas fundamentadas e com ações".

Segundo avaliação da presidente do TSE, as paixões políticas estão exacerbadas nessas eleições, assim como as discussões acaloradas e os “níveis de discórdia atingem graus inquietantes”. Mas, para ela, “tudo isso é inevitável e próprio do embate eleitoral”.

"O sistema eletrônico é auditável. Qualquer fraude necessariamente deixaria digitais. A Justiça Eleitoral mantém postura firme e serena, por mais conturbado que seja o momento. Confiem na Justiça Eleitoral. Ela é a melhor arma do eleitor. É instituição comprometida com sua missão institucional", disse Rosa Weber.

Após sua fala, os demais participantes da mesa se manifestaram sobre as suspeitas lançadas sobre a lisura do processo eleitoral, afirmando que as urnas eletrônicas são seguras.

Métodos contra Fake News

Sobre as medidas, o TSE afirmou que implementaram uma página no site do Tribunal, respondendo aos questionamentos e notícias falsas que foram disseminadas nas redes sociais. Além disso será realizado o disparo de videos informativos, claros e em linguagem simples, para serem disseminados pelo WhatsApp.

Há também o desenvovimento de uma ferramneta para acompanhamento de grupos do Whatsapp que permite coletar dados sobre o que circula nos grupos. O que daria velocidade na identificação de atuação no WhatsApp.