Festfilmes chega a Redenção e Baturité com entrada franca

O 3o. Festfilmes, Festival do Audiovisual Luso Afro Brasileiro, encerrou sua primeira etapa, no Cariri, com grande público, e chega nesta quinta-feira, 8/11, a Redenção e neste sábado, 10/11, a Baturité.

FestFilmes anuncia curtas selecionados para as mostras competitivas

Nas duas cidades serranas serão exibidos 18 filmes, sempre com entrada franca, democratizando o acesso à produção audiovisual de vários estados brasileiros e de países como Portugal e Moçambique, contribuindo para reforçar a cultura do cinema nessas cidades e oferecendo ao público a chance de assistir a produções diferenciadas.

"A parceria com Redenção e a Unilab vem desde a primeira edição do festival, em que o Festfilmes fez também exibições na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, onde também existe um campus da Unilab. Esperamos novamente levar até lá essa programação neste ano também, estendendo as ações do festival para além das fronteiras do Ceará", ressalta Duarte Dias, cineasta, diretor do Festfilmes, curador do Cineteatro São Luiz, de Fortaleza, e coordenador de política audiovisual da Secretaria da Cultura do Estado.

"Redenção é uma cidade muito especial para o festival, por ter sido a primeira a abolir a escravidão no Ceará. E pela presença da Unilab, que faz uma enorme diferença nesse trabalho de integração entre estudantes e professores de vários países, além da produção de conhecimento e reflexão sobre temas tão importantes pra nossa sociedade", acrescenta Duarte Dias.

Sobre Baturité, o diretor destaca ter sido a sede principal da segunda edição do Festfilmes. "É também a cidade-natal do Luiz Severiano Ribeiro, tendo uma ligação histórica com o cinema do Ceará e do Brasil", enfatiza. "Daí a escolha por essas cidades para esta terceira edição do festival, motivo de muita alegria para nós. Reforçamos o convite a todos para assistir aos filmes e dialogarmos a respeito".

O Festfilmes também está fechando uma parceria com o IFCE Baturité, para a criação de um cineclube que contará com parte do acervo do festival para exibição permanente. "Assim como aconteceu no Cariri, em que teremos o Festfilmes de modo permanente através de um programa de televisão, em Baturité teremos essa exibição dos filmes de forma constante, através desse cineclube", complementa Duarte Dias.

Programação: confira os filmes e horários

Em Redenção, nesta quinta-feira, 8/11 a exibição de filmes acontece a partir das 18h30, no Auditório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab). Com entrada franca e classificação indicativa de 12 anos, o público vai assistir ao filmes da Mostra CPLP, dedicada a produções da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: "Timing" (de Amir Admoni), "Amigos Bizarros de Ricardinho" (de Augusto Canani), "O Refugiado" (de Rui Cardoso, de Portugal), "Justino" (de Carlos Amaral, de Portugal), "O Céu no Andar de Baixo" (de Eduardo Cata Preta), "Fotograma 23" (de Victor Santos, de Portugal), "Amor em Pedaços" (de Felipe de Oliveira) e "Tejo Mar", de Bernard Lessa.

Em Baturité, neste sábado, 10/11, as exibições acontecem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), a partir das 10h, com entrada franca e classificação indicativa livre. Cinema para toda a família. Às 10h serão exibidos os filmes "3×3" (de Nuno Rocha, de Portugal), "Disque Quilombola" (de David Reeks), "O Gigante" (de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida, coprodução de Brasil, Portugal e Espanha), "Cabeça Papelão" (de Quiá Rodrigues), "Até a China" (de Marão).

Já no sábado a partir das 14h, também no IFCE Baturité, serão exibidos os filmes da Mostra Verde do festival, dedicada a temas como natureza, ecologia e sustentabilidade: "Memória de Rio" (de Roney Freitas), "Rio de Mulheres" (de Cristina Maure e Joana Oliveira), "Acercadacana" (de Felipe Peres Alheiros), "Terra" (de Pedro Lino, de Portugal), "Abúzu, Eco da Luta no Baixio" (de Cecília Bandeira).

Também no sábado IFCE Baturité, a partir das 16h30, acontece a exibição dos filmes da Mostra CPLP, reunindo produções da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa: "Timing" (de Amir Admoni), "Amigos Bizarros de Ricardinho" (de Augusto Canani), "O Refugiado" (de Rui Cardoso, de Portugal), "Justino" (de Carlos Amaral, de Portugal), "O Céu no Andar de Baixo" (de Eduardo Cata Preta), "Fotograma 23" (de Victor Santos, de Portugal), "Amor em Pedaços" (de Felipe de Oliveira) e "Tejo Mar", de Bernard Lessa.

Mostras competitivas e paralelas

Nos dias 20 e 21 de novembro o Festfilmes continua em Fortaleza, no Cineteatro São Luiz. A terceira edição do festival é composta por 8 mostras de cinema, sendo 3 mostras competitivas e 5 mostras paralelas. As mostras competitivas são a Mostra Iracema, exclusiva para os realizadores cearenses ou residentes no Estado; a Mostra Nascente, que tem caráter nacional e exibe filmes de estreia de realizadores naturais ou residentes em qualquer município brasileiro; e a Mostra Atlântica, voltada para filmes de curta-metragem de realizadores naturais ou residentes em qualquer um dos países que compõem a CPLP: Angola, Brasil,Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

As mostras paralelas, por sua vez, dividem-se entre a Mostra Animada, voltada para o público infantojuvenil; a Mostra CPLP, composta por filmes que retratam aspectos históricos e culturais das nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a Mostra Retrospecto, com obras que se destacaram nas edições anteriores do festival; a Mostra Verde, com filmes com temática socioambiental, e a Mostra dos Festivais, que exibe filmes oriundos de festivais de cinema atuantes no âmbito da CPLP, desta feita destacando o Festival de Cinema de Jericoacoara – Jeri Digital, cuja sexta edição aconteceu em 2017.