Chico Lopes questiona cobrança de taxa para marcação de assento em voo

A cobrança de taxa obrigatória para marcação de assento, em todas as cadeiras de um mesmo voo, prática que vem sendo realizada por algumas companhias aéreas, é um desrespeito ao consumidor e precisa ser proibida. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), integrante da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados.

Chico Lopes

A cobrança para marcar qualquer assento em um voo – e não somente aqueles assentos "especiais", com mais espaço – obriga o consumidor a pagar essa taxa, além do preço das passagens, que vêm se tornando cada vez mais caras, alerta o deputado.

Quem não paga essa taxa e deixa para fazer o check-in no aeroporto corre o risco até mesmo de ficar de fora do voo, por "overbooking", excesso de passageiros, outra prática comum das empresas aéreas, que já foi denunciada em outros momentos.

"A cobrança por marcação de assento se une a outra taxa, de despacho de bagagens, em uma verdadeira decolagem de cobranças contra o consumidor", destaca Chico Lopes, que está levando o tema ao plenário da Câmara dos Deputados e à Comissão de Defesa do Consumidor. "Quem anda de avião sabe como é o verdadeiro Deus nos acuda, das pessoas brigando pra entrar primeiro no avião e poder guardar a bagagem, sem despachar, pra não pagar taxa", acrescenta.

"A ANAC, que deveria zelar pelo bem-estar dos passageiros, fez foi autorizar a cobrança de bagagem. Transformou os voos no Brasil em uma verdadeira luta pra ver quem consegue embarcar com bagagem, sem pagar taxa", relaciona, citando a Agência Nacional de Aviação Civil. "Mais uma agência reguladora que só defende as empresas, e não o consumidor, ficando bem longe de cumprir o seu papel".