Ceará 2050: Coordenação apresenta as próximas fases da Plataforma

Na próxima quinta-feira (20), às 8h, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), acontece um momento de apresentação das atividades atuais da Plataforma Ceará 2050 para a imprensa. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado coordenado pela Universidade Federal do Ceará, através da Fundação ASTEF. Na oportunidade, será divulgado o portfólio das atividades do projeto que contemplará as ações que se iniciamem 2019 e seguem ao horizonte de 2050.

Ceará 2050: Coordenação apresenta as próximas fases da Plataforma

Participam deste momento o chefe de gabinete do governador Élcio Batista, o secretário de Planejamento e Gestão, Francisco de Queiroz Maia Júnior, o reitor da Universidade Federal do Ceará, Henry Campos, além dos coordenadores do projeto.

O Ceará 2050 é uma plataforma colaborativa de planejamento estratégico de longo prazo desenvolvida a partir do diálogo, da liberdade de opinião e da responsabilidade pública. A ideia parte da constatação de que, apesar dos esforços de sucessivos governos cearenses comprometidos com a boa governança, o Estado do Ceará precisa avançar de forma mais acelerada para atender as crescentes demandas sociais. Ao longo de 2018 foram desenvolvidas atividades que incluíram: diagnósticos quantitativo e qualitativo, análise externa (benchmark, tendências e cenários), Oficinas de construção da Visão de Futuro, Objetivos Estratégicos, Indicadores e Metas. O momento atual discute a concepção de projetos estratégicos que nortearão o desenvolvimento cearense para os próximos 32 anos numa perspectiva econômica, social, territorial, institucional e ambiental. Governos, entidades privadas, academia, movimentos sociais e sociedade civil estão convidados para um pacto pelo planejamento do estado que queremos ter até 2050.

Coordenadores

A coordenação do Ceará 2050 é formada por cinco membros, tendo na coordenação geral o engenheiro José de Paula Barros Neto, presidente da Astef e professor doutor da UFC. O engenheiro químico Expedito Parente Jr, o engenheiro e professor Antonio Miranda, ex-presidente da Cagece, o economista Lima Matos, ex- secretário da fazenda do Ceará e o arquiteto e urbanista Airton Montenegro ocupam as demais coordenações, num conselho gestor que dialoga diretamente com uma equipe de igual tamanho formada na Secretaria de Planejamento do Estado.

Serviço

Apresentação das atividades atuais da Plataforma Ceará 2050

Evento exclusivo para imprensa
Quando: 20/12, às 8h.
Onde: Salão Nobre da Reitoria da UFC (avenida da Universidade, 2853)