Morre ex-vereador e liderança de esquerda Durval Ferraz

Morreu nesta sexta-feira (21), aos 70 anos, o ex-vereador de Fortaleza Durval Ferraz. A liderança estava afastada da vida política devido a uma doença neurológica degenerativa, mas faleceu vítima de complicações de uma pneumonia.

Morre ex-vereador e liderança de esquerda Durval Ferraz

Durval, ao lado de Artur Bruno, atual titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), foi um dos primeiros parlamentares do PT a serem eleitos na Câmara Municipal de Fortaleza. Ao longo de seus quatro mandatos como vereador, exerceu com compromisso a missão de representar o povo na Casa Legislativa, sendo, dentre outras ações, o criador da Comissão de Direitos Humanos da Casa. Atuou ainda na luta pelas minorias e contra a violência praticada contra homossexuais.

A Câmara Municipal decretou luto de três dias. O atual presidente da Casa, Salmito Filho (PDT), lamentou a morte do colega parlamentar e destacou que sua trajetória política foi pautada em defesa das causas sociais. O deputado federal José Guimarães (PT) enalteceu a trajetória do colega de partido. "Um homem exemplar, humano e comprometido com as causas do povo".

A secretária estadual de comunicação do PCdoB-CE, Andrea Oliveira, também elogiou a postura do ex-vereador. “Sempre foi uma pessoa muito generosa. Ele sempre nos recebia em seu gabinete, ainda quando éramos do movimento estudantil secundaristas, nos dava atenção e ajudava nas negociações das pautas”, recorda.

Em sua rede social, o vereador Evaldo Lima (PCdoB) também lamentou o falecimento do amigo. “Durval foi meu colega no Colégio Geo Studio por muito tempo. Vereador, dignificou o parlamento com seu compromisso com os trabalhadores, as causas sociais, os marginalizados, os mais humildes, os homossexuais, os humilhados e ofendidos na margem esquerda da história. Cristão e católico, trilhou os caminhos da Teologia da Libertação e comunidades eclesiais de base em seu compromisso com os mais pobres. Professor Durval foi uma forte inspiração para minha trajetória e valores que luto e acredito”.