Brasil é rebaixado em lista de investimento mundial

País perdeu confiança com a marcha golpista e a eleição da extrema direita. 

y

Matéria do jornal Valor Econômico informa que o Brasil deixou, pela primeira vez, a lista dos 25 países mais confiáveis para se investir na visão de grandes multinacionais, conforme revela a pesquisa de 2019 do Índice Global de Confiança para Investimentos Estrangeiros (FDI Global Index) da consultoria americana A.T. Kearney.

Em 2018, o Brasil já estava na lanterna, na 25ª posição, uma queda de nove lugares em relação a 2017, quando ficou em 16º, e bem maior em comparação a 2016, quando esteve em 12º. Em 2012 e 2013, quando a economia local estava em pleno vapor, o Brasil chegou a ficar em terceiro lugar entre os destinos preferidos para investimentos estrangeiros diretos (IED), aqueles que são feitos em aquisições de empresas e ativos, expansão de parque fabril ou aumento do portfólio de produtos.

A consultoria não divulga para qual posição o Brasil caiu, pois só abre os 25 países primeiros. "A grande incerteza com a política nos últimos anos, com impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a própria eleição de outubro e as questões envolvendo a Operação Lava-Jato criaram, juntas, um ambiente negativo na percepção dos estrangeiros", explica Mark Essle, sócio da A.T. Kearney no Brasil. "Agora deixamos a lista. Isso reforça a ideia de que viver apenas de commodities é perigoso", analisa.

A pesquisa, feita a partir de entrevistas com dezenas de empresários de grandes companhias, com mais de R$ 1 bilhão de receita anual, mostrou que o Brasil não foi o único a ser rebaixado – Portugal também deixou o top 25.