PCdoB Pernambuco convoca militância e sociedade para ato desta quinta 

Pernambuco se prepara para realizar uma grande manifestação em protesto às medidas do governo Bolsonaro contra a Educação e a Ciência em nosso país, como o corte nas verbas orçamentárias das universidades e institutos federais; e contra as propostas para a reforma da Previdência e os sucessivos ataques à democracia. A mobilização é coordenada pela UNE – União Nacional dos Estudantes, UBES – União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, entre outras entidades e instituições.

PCdoB Pernambuco convoca militância e sociedade para ato desta quinta - Bruna Costa/DP
O PCdoB de Pernambuco convoca não só seus filiados e sua militância como também toda a sociedade pernambucana a participarem do ato público que acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 15h, na Rua da Aurora, centro do Recife, em frente ao Ginásio Pernambucano. Assista abaixo ao vídeo de convocação para o ato produzido pelo PCdoB-PE.

Confira algumas das instituições de ensino e entidades classistas que já aderiram aos atos de amanhã em Pernambuco.

UFPE – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professores e estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) vão participar de uma aula pública às 14h. De lá, devem seguir para o ato na Rua da Aurora. Quatro ônibus serão disponibilizados pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe) para levar os interessados em participar da manifestação. "A Adufepe convoca a categoria docente a participar do ato público organizado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que tomará as ruas do Recife. Após as manifestações de 15 de maio, entidades representativas definiram novas ações em defesa da educação. Além dos atos de 30 de maio, haverá mobilizações e atividades nas instituições de ensino e aulas públicas nas ruas", informou a associação. Oficialmente, a UFPE vai funcionar nesta quinta-feira.convoca não só seus filiados e sua militância como também toda a sociedade pernambucana a participarem do ato público que acontece nesta quinta-feira (30), a partir das 15h, na Rua da Aurora, centro do Recife, em frente ao Ginásio Pernambucano. Assista abaixo ao vídeo de convocação para o ato produzido pelo PCdoB-PE.

UFRPE – UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE  PERNAMBUCO

A universidade divulgou a seguinte nota:

"Como estratégia de manter a unidade e fortalecer o diálogo com a sociedade, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade de Pernambuco (UPE) realizarão, de forma conjunta, as ações do 'Dia D da Educação' numa data única. As instituições, por meio de suas reitorias e representações, definiram o dia 30 de maio para a realização do 'Dia D da Educação'.

Às 9h, será realizado o 'abraço na UFRPE', momento em que a comunidade universitária reunida realiza essa ação simbólica no Prédio Central da instituição. Em seguida, os grupos devem seguir para a realização das atividades de diálogo e sensibilização nas praças, ruas, semáforos, terminais integrados de passageiros, entre outros espaços públicos.

A proposta do Dia D da Educação foi lançada em encontro realizado na UFRPE no dia 8 de maio, em encontro realizado na UFRPE com a participação de reitores das universidades de Pernambuco (UFRPE, UFPE, Univasf, UPE e Unicap) e do secretário de Educação do Estado, Frederico Amancio.

Na ocasião, os gestores ressaltaram a importância do diálogo entre as instituições de ensino superior e a sociedade, num momento em que as universidades e institutos federais têm o seu funcionamento ameaçado em decorrência dos bloqueios orçamentários de 30% em custeio e capita, anunciados pelo Ministério da Educação no fim de abril.

Na UFRPE, o Dia D foi realizado em 21 de maio nas unidades de Serra Talhada (UAST) e Garanhuns (UAG)."

UPE – UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Docentes, estudantes e servidores da Universidade de Pernambuco devem parar nesta quinta. A UPE também participará do Dia D da Educação com três atos: mobilização próximo ao semáforo do Hospital da Restauração (HR), às 8h; panfletagem em frente à Reitoria, na Avenida Agamenon Magalhães, às 11h, e participação no protesto na Rua da Aurora às 15h.

"Defender a educação como direito público para toda a população em todos os níveis é a nossa obrigação cívica. Proteger assim as escolas de educação básica e universidades, valorizar o sistema federal, as universidades estaduais, autarquias municipais e as universidades comunitárias, que dedicam seu capital intelectual e material para gestar um projeto efetivo de sociedade democrática, a partir da formação de cidadãos profissionais e da produção e disseminação do conhecimento para todos", ressaltou a UPE.

UNIVASF – UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

A Univasf informou que não haverá uma programação oficial para esta quinta-feira, mas que professores e alunos estão mobilizados e devem participar de atos que acontecem em Petrolina, no Sertão do estado.

REDE ESTADUAL DE ENSINO

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Pernambuco (Sintepe) informou que participará da. "O Sintepe apoia e estará presente no ato em Defesa da Educação e contra a Reforma da Previdência. Rumo à Greve Greval", pontuou. Já a Secretaria de Educação de Pernambuco informou que as escolas da rede estadual estarão abertas nesta quinta.

Do Recife, Audicéa Rodrigues