Luciano Siqueira assume interinamente o governo do Recife 

Até a próxima sexta-feira (28), o vice-prefeito Luciano Siqueira responderá pelo governo do Recife. Isso porque o prefeito Geraldo Julio encontra-se em Bonn, na Alemanha, onde assumirá hoje (25) a direção para a América do Sul do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade. A posse acontecerá durante o evento Resilient Cities 2019. A transmissão do cargo ocorreu na noite de ontem (24), no Aeroporto dos Guararapes. 

Luciano Siqueira assume interinamente o governo do Recife - Cármen Fischer

O Iclei (Local Governments for Sustainability) é uma rede global que envolve mais de 1.750 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Desde 2015, o Recife é cidade membro do Iclei, a maior rede internacional de cidades pela sustentabilidade mundial. Em 04 de agosto daquele ano, o prefeito Geraldo Julio recebeu a secretária Executiva da rede na América do Sul, Jussara Carvalho, para formalizar a associação da cidade do Recife à instituição que conta com mais de 1000 cidades, atuando em 70 países, em prol do meio ambiente.

"Esta rede defende a sustentabilidade através de muito estudo, muita técnica, com aproximações e diálogos importantes com várias outras instituições no mundo que pensam o meio ambiente, que discutem com seriedade a questão do clima e tantos impactos e prevenções sustentáveis para o nosso planeta. Estamos muito felizes com o convite de fazer parte dessa rede e hoje celebramos, enfim, após aprovação na Câmara Municipal, a nossa filiação definitiva ao Iclei", explicou o prefeito Geraldo Julio na ocasião.

Gestão comunista

Desde 2013, o Recife tem marcado presença nas edições da COP – Conferência das Partes, principal evento das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e apresentado as ações adotadas na capital pernambucana para enfrentar os efeitos do aquecimento global. A conferência é anual e, em 2017, na COP-20, em Lima (Peru), o prefeito Geraldo Julio foi o único gestor municipal brasileiro convidado. Na COP-19, na Polônia, quando foi aberto espaço para as cidades, e não só aos governos federais, ele também esteve na mesma posição de destaque.

As trativas com o Iclei e outras iniciativas no mesmo sentido tiveram início e foram executadas durante a gestão do PCdoB na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que se estendeu entre os anos de 2013 e 2016, período em que foi conduzida pela dirigente comunista Cida Pedrosa.

Do Recife, Audicéa Rodrigues, com informações da Prefeitura do Recife.