"Democracia em Vertigem": crônica da traição cívica e abuso de poder

Narrado pela própria diretora, Democracia em Vertigem aborda o cenário político recente do Brasil pela perspectiva da cineasta, retratando o processo do golpe do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, a prisão covarde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ascensão da extrema direita no país com o governo de Jair Bolsonaro.

manifestação de rua

O jornal americano The New York Times publicou uma lista com os melhores filmes de 2019 até o momento e, entre os títulos, está o documentário brasileiro Democracia em Vertigem, da cineasta Petra Costa, lançado pela Netflix. “É uma crônica sobre traição cívica e abuso de poder, mas também sobre desilusão”, afirma o jornal sobre o filme. A informação é do site da revista Veja.

A lista não traz grandes produções ou blockbusters recordes de bilheteria, mas elenca filmes que, de acordo com a publicação, podem ter passado despercebidos pelo grande público. Os títulos incluem Fora de Série, estreia da atriz americana Olivia Wilde como diretora; Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story by Martin Scorsese, documentário da Netflix dirigido por Martin Scorsese sobre uma famosa turnê de Bob Dylan nos anos 70; Gloria Bell, romance estrelado por Julianne Moore e John Turturro, entre outros.