PL de Almir Fernando propõe mais proteção para as mulheres do Recife

Tramita na Câmara Municipal do Recife projeto de lei de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB-PE) que visa ampliar a assistência às mulheres que se sintam ameaçadas em bares, restaurantes e casas noturnas da cidade. Segundo a proposta, esses estabelecimentos deverão treinar e capacitar seus funcionários para que possam auxiliar as clientes que estejam expostas a algum tipo de agressão, como, por exemplo, acompanhá-las até seu veículo e acionar a polícia. 

Almir Fernando faz balanço da atuação do mandato no primeiro semestre - Câmara Municipal do Recife

Em sua justificativa, o parlamentar comunista destaca que esses locais considerados ambientes de lazer devem zelar por ações de relevância social e garantidoras de maior segurança para as mulheres que frequentam esses espaços.

Relator da proposta na Comissão, o vereador Hélio Guabiraba (sem partido) argumentou que em muitos casos os clientes não sabem ou não querem reagir a episódios de violência sofrida nos locais. “Mas, acreditamos que em briga de marido e mulher se mete a colher sim e, nesse caso, os estabelecimentos terão sua parcela de responsabilidade”, defendeu o parlamentar, que é autor da lei de combate aos crimes contra a dignidade sexual no sistema de transporte público.

“Devem ser afixados cartazes nos banheiros femininos ou em qualquer ambiente desses estabelecimentos informando a disponibilidade para ajudar a mulher que se encontre nessa situação”, explicou.

Dia do Quadrilheiro

Autor do projeto de lei que criou o Dia Municipal do Quadrilheiro, em 2011, desde então o vereador Almir Fernando organiza todo ano um momento de homenagem aos brincantes de quadrilha junina, uma das maiores tradições culturais do Nordeste. O encontro acontece na Câmara Municipal do Recife, onde os quadrilheiros são recepcionados pelos parlamentares.

Almir Fernando fez questão de ressaltar que a solenidade comemora as quadrilhas como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, mas não perde de vista os benefícios que essa festa traz para a economia local e para a a cultura.

“Também aproveito para destacar alguns personagens dessa cena, como Paulinho Mafe, as quadrilhas premiadas no Festival de Quadrilhas Juninas da Rede Globo Nordeste, as finalistas do 17º Concurso de Quadrilha Infanto-Juvenil, da Prefeitura do Recife, e registrar a tramitação nesta Casa, do projeto de lei 267/13 pedindo a construção do Quadrilhódromo”, destaca o parlamentar comunista.

Do Recife, Audicéa Rodrigues