IBRAM reconhece Museu Municipal de Historiografia em Birigui

O Museu Municipal de Historiografia “Dr. Renato Cordeiro” foi reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Com o registro oficial, o museu biriguiense poderá criar mecanismos de coleta, análise e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros, com o propósito de aprimorar a qualidade de suas gestões e fortalecer as políticas públicas setoriais.

Museu Birigui

O Comitê Municipal do PCdoB em Birigui via militância da camarada Eldinalva Maria de Jesus dos Reis, consolida o registro do Museu Municipal de Historiografia “Dr. Renato Cordeiro”, de Birigui (SP), que passar a ser reconhecido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), em 26 de março. Atualmente, o museu funciona em um espaço interno na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Nilo Peçanha” e está vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

A instituição de preservação surgiu em 1989, na gestão do ex-prefeito Pedro Marin Berbel, o Pedrão, por intermédio de uma lei municipal que estipula a sua criação que veio dois anos depois, em 1991. Não obstante, a regulamentação do espaço e detalhes de organização vieram apenas 28 anos, em decreto assinado no dia 13 de fevereiro de 2019 pelo prefeito Cristiano Salmeirão (PTB).

Com a regulamentação e com o registro oficial no instituto, o museu biriguiense ganhará um cadastro no SBM (Sistema Brasileiro de Museus), com direito a disponibilizar algumas informações, como horário de funcionamento e o tipo de acervo que possui, e integrará o SISEM (Sistema Estadual de Museus de São Paulo).

Conforme esclarece a Chefe da Secção de Bibliotecas, Eldinalva Maria de Jesus dos Reis (PCdoB), o governo municipal foi sempre um grande incentivador da estruturação do museu e não mediu esforços para conseguir o registro e trabalha agora com afinco para acomodar o acervo que conta com uma bela hemeroteca e um registro de estrangeiros e outros documentos, como fotos e iconografia em um local mais adequado, salientou ainda que o museu é o guardião da memória da municipalidade.

De acordo com o presidente do COMPAC (Conselho Municipal de Patrimônio Cultural), Renato Gomes dos Reis (PCdoB), que esteve envolvido com os trâmites junto à secretaria, isso possibilitará melhorias no trabalho museológico realizado no município, poderá fortalecer o município para receber o título de MIT (Município de Interesse Turístico) e agregará em segmentos da indústria cultural.

Decreto

Além de regulamentar a instituição, o decreto determina que o espaço promova ações de pesquisa, preservação e comunicação do patrimônio cultural local e regional, respeitando a diversidade social e cultural. Deverá também organizar ações de caráter educativo e cultural, como oficinas, seminários, encontros, palestras, apresentações, eventos, dentre outras.

Acervo

O museu conta com registros de óbitos, registros de estrangeiros (principalmente da década de 40), fotografias, jornais, revistas e demais recortes que formam a hemeroteca, destaca a Prefeitura.

Atualmente, o público pode conferir uma exposição de cédulas antigas, discos e utensílios domésticos que eram usados nos primeiros anos de surgimento do município de Birigui, em 1911.

SERVIÇO

O Museu Municipal de Historiografia “Dr. Renato Cordeiro” fica no prédio da Biblioteca Municipal “Dr. Nilo Peçanha” (avenida Governador Pedro de Toledo, 73, Centro). O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.