Luciana debate Reforma Tributária em fórum de governadores 

“Pernambuco está na vanguarda do debate sobre a reforma tributária. O secretário estadual Décio Padilha apresentou um projeto que aborda desde a simplificação de tributos até adequações sobre a guerra fiscal que os Estados vivem. Foi um debate muito positivo e que vamos apresentar ao Legislativo, já que o governo federal não apresenta nenhuma proposta”, disse a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, ao final do VI Fórum de Governadores, que aconteceu terça-feira (6), em Brasília.  

Luciana debate reforma tributária em fórum de governadores - Renato Alves/Agência Brasília

Em busca de consenso sobre a Reforma Tributária gestores de todo o país analisaram a proposta apresentada pelos secretários da Fazenda de Pernambuco, Décio Padilha, e do Piauí, Rafael Fonteles. Segundo Luciana, em debate temas como Fundeb, Lei Kandir, securitização das dívidas dos estados e a Reforma Tributária. “Pernambuco na vanguarda dessa discussão com o trabalho do nosso competente secretário, Décio Padilha”, completou. A intenção é apresentar um texto único para apreciação do Congresso Nacional, neste semestre.

Marcha das Margaridas

Na quarta-feira (31), a vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, recebeu juntamente com o governador Paulo Câmara grupo de mulheres integrantes de movimentos sociais rurais do estado, reforçando o apoio do Governo de Pernambuco à participação de mais de duas mil mulheres pernambucanas na VI Marcha das Margaridas, que acontecerá em Brasília (DF) nos dias 13 e 14 de agosto.


Luciana e Paulo com trabalhadoras rurais. Foto: Heudes Régis/SEI

Na ocasião, Luciana destacou que a Marcha das Margaridas já faz parte da agenda de lutas para reafirmar as políticas voltadas para a agropecuária em Pernambuco, sobretudo, da agricultura familiar. “A Marcha traz um conjunto de políticas voltadas para diversas questões que são essenciais para todos os brasileiros. Então, existe um simbolismo muito grande e, mais uma vez, as mulheres vão fazer a diferença", disse.

O governador Paulo Câmara disse, por sua vez, que “é importante estarmos todos juntos porque, este ano, a Marcha das Margaridas tem um significado ainda maior do que nas edições anteriores, pois, recentemente, vemos que os riscos de retrocesso são muito grandes”. Paulo também autorizou a liberação de recursos para a contratação de dez ônibus, que levarão a comitiva à manifestação.

A presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, representou todos os movimentos rurais presentes à reunião. Ela agradeceu o apoio de Paulo Câmara às mulheres rurais e destacou a boa gestão, ressaltando o foco do Governo de Pernambuco em melhorar a vida do homem e da mulher da cidade e do campo. .

Do Recife, Audicéa Rodrigues