RJ vai relançar a Frente Parlamentar em defesa da Indústria Naval 

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj)vai reinstalar, na próxima segunda-feira (12), a Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval. A proposta de relançamento foi uma iniciativa de três sindicatos de trabalhadores metalúrgicos no estado (Angra dos Reis, Niterói e Rio de Janeiro), bem como de entidades patronais ligadas ao setor.

Frente naval

 
Nos anos 2000, a indústria naval brasileira foi revitalizada com a política de conteúdo local, que priorizava equipamentos nacionais na exploração e produção de petróleo. Com o conteúdo local em 65%, havia a garantia de investimentos e de abertura de milhares de vagas de emprego para toda a cadeia produtiva do setor naval.

Porém, com a recessão econômica e as políticas neoliberais dos governos Temer e Bolsonaro, a indústria naval entrou em colapso. Nos últimos anos, o setor mais desempregou do que empregou! Ao menos 60 mil postos de trabalho foram eliminados das estatísticas do setor, sendo boa parte de mão de obra qualificada.

Com a redução da exigência do conteúdo local, a crise no setor só se agravou. Obras que poderiam ser executadas nos estaleiros brasileiros estão, agora, sendo feitas na Ásia. Petroleiras entram com recursos na ANP (Agência Nacional de Petróleo) para descumprir o já pouco conteúdo local, hoje em 25%, pagando uma pequena multa para fazer a obra fora do Brasil. Em outras palavras, estão levando nossas obras e nossos empregos para fora do Brasil!

Para reverter a crise do setor naval, entidades sindicais de trabalhadores e de empresários do setor naval se reuniram diversas vezes e articularam a retomada da Frente Parlamentar, sob a liderança do deputado estadual Waldeck Carneiro (PT-RJ). A atividade ocorrerá na segunda-feira (12), às 10 horas, no Plenário da Alerj.