Pernambuco está pronto para um novo tsunami estudantil nesta terça 

Mais de 150 cidades em todo o país já confirmaram a realização amanhã, 13 de agosto, de manifestações de estudantes e trabalhadores contra os cortes nos orçamentos das universidades e institutos federais; contra o Future-se, projeto do governo Bolsonaro, que visa privatizar a universidade pública; e a ‘reforma’ da Previdência, que retira direitos dos trabalhadores. A expectativa dos organizadores é de que o país seja invadido novamente por um verdadeiro tsunami estudantil. 

Pernambuco está pronto para um novo tsunami estudantil nesta terça - Divulgação

Em Pernambuco, manifestantes de diversas cidades estão se organizando para ir às ruas e fazer ouvir a sua voz. Além da capital, Recife, estão confirmados, por exemplo, atos em Petrolina e Arcoverde, no Sertão; e Caruaru e Garanhuns, no Agreste. Em Petrolina, a concentração começa às 8h30, na Praça do Bambuzinho, no Centro da Cidade. Caravanas de sindicatos de outras cidades próximas se deslocarão até a cidade para participar da manifestação.

Em Arcoverde, o encontro será na Praça Virgínia Guerra, a partir das 8h30. Em Caruaru, em frente ao Grande Hotel, na Av. Rio Branco, a partir das 8h; e em Garanhuns, concentração em frente à Praça da Fonte, a partir das 8h.

No Recife, a concentração será em frente ao Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, centro da cidade, a partir das 15h. Os protestos são parte da Jornada Nacional de Luta em Defesa da Educação. A mobilização é promovida pela União Nacional dos Estudantes (UNE), com a participação de diversas entidades estudantis, movimentos sociais, professores e trabalhadores de várias categorias.

Para a presidenta nacional do PCdoB e vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, “o Brasil está sob ameaça e é neste momento que os estudantes lutam mais uma vez em uma grande marcha nacional pela Educação brasileira”. Assista a íntegra da mensagem de Luciana no vídeo abaixo.

A vice-presidenta do Sintepe e dirigente do PCdoB, Valéria Silva, deu também o seu recado a todos que têm compromisso com o Brasil e seu povo. “Convocamos os professores, os estudantes, os pais, para estarmos juntos nesta terça-feira, dia 13, nas ruas, em uma grande mobilização contra os absurdos que o governo Bolsonaro tem perpetrado contra os trabalhadores em educação e contra os estudantes, porque é um governo que elegeu a Educação como seu alvo principal para ataques”.

Assista também aos vídeos com mensagens do deputado estadual João Paulo Lima e do professor da UPE – Universidade de Pernambuco -, José Luiz Alves.  

  

O movimento estudantil tem denunciado nas ruas os cortes na área e a autonomia universitária. “A UNE permanece vigilante. Nossas universidades pedem socorro e somente a nossa luta organizada podem dar resultados”, destacou o presidente da entidade, Iago Montalvão, no site da entidade.

Do Recife, Audicéa Rodrigues