UFRN hospedará Observatório da Violência e debate assunto em Seminário

Por Jana Sá*

OBVIO

Expandir a capacidade de catalogação de dados e análise criminal para subsidiar o Estado na elaboração de políticas públicas para o setor de Segurança. É com este objetivo que a Universidade Federal do Rio Grande do Norte passará a hospedar o Observatório da Violência do RN (Obvio). As múltiplas abordagens sobre a violência que vem sendo trabalhadas pelo projeto serão debatidas em seminário a ser realizado nos próximos dias 23 e 24 de outubro, no anfiteatro do Centro de Ciências Exatas e da Terra, campus central da UFRN.

“A perspectiva é de ampliar as bases de pesquisa nas diversas abordagens da violência e contribuir para a reflexão e tomada de decisão para proposição de políticas públicas que tenham como foco o enfrentamento à violência”, explica Oswaldo Negrão, professor do departamento de Saúde Coletiva que passará a coordenar as atividades do Observatório na UFRN.

Em funcionamento desde 2014, o Obvio tem trabalhado uma metodologia inédita no país para cruzar informações estatísticas de variados bancos de dados conseguindo emprestar uma nova dinâmica à transparência das informações sobre os números oficiais de homicídios do Estado.

“Quando você trabalha com uma informação falsa, isso gera um falso diagnóstico, que gera políticas equivocadas que não dão resultado. O que se faz no Brasil é estatística comercial e se aplica na Segurança, mas o que deveria ser feito é análise criminal para saber como é o fundamento do crime, como é a dinâmica da criminalidade. A estatística é uma ferramenta, e não uma finalidade na Segurança Pública”, explica Ivênio Hermes, especialista em Segurança Pública e policial Rodoviário Federal aposentado.

Como uma Organização não-governamental sem fins lucrativos, o Obvio reúne uma rede com dezenas de pessoas, entre operadores da segurança, jornalistas e profissionais de outras áreas, que atua enviando informações sobre mortes violentas no Estado. Atualmente, é a principal fonte de dados da imprensa do Rio Grande do Norte na área de Segurança Pública.

Uma homenagem ao advogado militante dos Direitos Humanos, Mascos Dionísio, um dos responsáveis pela criação do Observatório no Rio Grande do Norte, será realizada na tarde do primeiro dia de debate do Seminário, com a exibição do documentário A Rua Grita Dionísios, com o relato da sua trajetória política.

O Seminário contará com a presença do vice-governador do Estado, Antenor Roberto, do secretário-adjunto de Defesa Social e Segurança Pública do Estado, Osmir Monte, da deputada estadual Isolda Dantas (PT), professores, estudiosos e especialistas na área de segurança e direitos humanos.