Melhor que privatizações só as milícias do Bolsonaro ou o tráfico

Essa é a avaliação do professor Luis Pinguelli Rosa, da Coppe/UFRJ, e ex-diretor da Eletrobrás. Ele e o professor Ildo Sauer, do Instituto de Energia da USP e ex-diretor da Petrobrás, estiveram na quinta-feira (28) em Porto Alegre para participar do seminário “As privatizações no setor Energético: Suas Consequências para o País”. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Sérgio Cruz

Petrobras

“O que impressiona é que a oposição não foca em cima do Paulo Guedes, foca em cima do Moro, que é um debiloide”

Nesta primeira reportagem do seminário trazemos os principais trechos da palestra proferida pelo professor Pinguelli Rosa. Em seguida, publicaremos a palestra do professor Ildo Sauer.

“O grande problema das privatizações é político”, disse o professor Pinguelli Rosa, ao abrir sua fala no seminário. “A privatização da Eletrobrás é justificada pelos jornalistas econômicos de todos os jornais como uma necessidade para a eficiência econômica”, destacou.

“Isso é uma imbecilidade. Se vocês pegarem a performance da Eletrobrás no presente, ela deu um resultado positivo, em 2018, na ordem de 16 bilhões de reais, aproximadamente. No primeiro trimestre de 2019 já alcança mais do que a metade disso, então, o resultado positivo tende a ser melhor”, observou Pinguelli.

“A privatização vai ser feita de uma maneira enrolada. Eles vão vender ações, de maneira que o governo federal perca o controle da Eletrobrás. No fundo o que se está fazendo é a venda do controle. O Estado brasileiro continuará a ter um pouco menos de 50% das ações. Vai vender uma parte das ações. O valor que se espera obter é de 20 bilhões de reais. Ou seja, o resultado de um ano, aproximadamente”, explicou.

“É o melhor negócio do mundo. Melhor que isso só as milícias do Bolsonaro ou o tráfico de drogas”, denunciou o especialista.

OPOSIÇÃO PRECISA BARRAR O PROCESSO

Ele chamou a atenção para a falta de uma oposição mais firme contra as medidas tomadas por Paulo Guedes. “Vendem pedaços da Petrobrás, já vendeu a BR. A BR é a caixa da Petrobrás. A gente compra o combustível a vista no posto. É um fluxo permanente de dinheiro”, apontou.

“Quase não se ouviu falar dessa venda. Os economistas dos jornais, aqueles idiotas, dizem que foi um grande negócio. A venda do gasoduto, que agora a Petrobrás tem que pagar para usar, é outro escândalo. Ele serve para a Petrobrás escoar o gás que ela produz ou importa da Bolívia. A Petrobrás vendeu os gasodutos e agora simplesmente vai ter que pagar para usar”, denunciou o professor da Coppe.

“Eles fazem “uma bolação contra o povo brasileiro e nós ficamos ocupados”, destacou Pinguelli. “O Bolsonaro é um palhaço, as besteiras que ele fala não podem ser casuais, é para distrair. Todo mundo fica discutindo as idiotices do Bolsonaro. De que vai botar Argentina para fora da América do Sul e outros absurdos. Enquanto isso Guedes vai agindo”, diz ele.

“Dentro dos ministros dele, há os que são piores. O de relações exteriores é um débil mental. Ele chegou a ir para a fronteira da Venezuela para invadir a Venezuela. Graças a Deus que os militares não deixaram”, ironizou o professor.

“O ministro da Educação não fica muito atrás. É um outro imbecil que não sabe escrever. É outro palhaço. Tem o Ministro Moro que é para proteger o filho do presidente. A função dele é essa, proteger os filhos. Não faz outra coisa”, afirmou.

A PETROBRÁS JÁ ESTÁ DESPEDAÇADA

“Não cabe uma avaliação caso a caso, mas enquanto isso, o setor energético vai de roldão”, denunciou. “A Petrobrás já está despedaçada. Eles vão vender as refinarias”, disse o especialista.

“Agora, o que impressiona é que a oposição não foca em cima do Paulo Guedes, foca em cima do Moro, que é um debilóide. Que que interessa o Moro? Claro, prende o Lula, solta o Lula…mas a nossa situação é terrível”, observou.

“O fato é que o governo está fazendo maldades com as pessoas, como tirar do acidente de trabalho os que se acidentam no trajeto do trabalho, taxar desempregado, etc. Isso é um absurdo”, afirmou.

“Essas ideias não são do estúpido do Bolsonaro, são do mau caráter do Paulo Guedes, que é um filhote do Pinochet. Ele se fez lá na carreira dele servindo ao governo Pinochet. Aquele que o Bolsonaro elogiou, atacando a Michelle Bachellet. Ele disse que o ditador chileno foi uma maravilha, que impediu que o Chile virasse Cuba, e, logo em seguida, o Chile entrou nessa convulsão social de agora”, prosseguiu o professor da UFRJ.

Ele comparou o comportamento de parte da oposição ao que aconteceu na tomada da França pelos nazistas.

“Um dos maiores vexames nacionais. Os franceses tinham o melhor exército do mundo que não lutou. Houve ali uma cumplicidade dos generais na expectativa de que a Alemanha fosse se voltar contra a URSS”, lembrou.

“Mas”, prosseguiu Pinguelli, “Stalin, espertamente, fez um tratado de não agressão com a Alemanha, que ele sabia que valeria até Hitler resolver invadir. Mas, enquanto isso, ele se preparou. Ele produziu armamentos, treinou os sodados e virou o jogo em Stalingrado”.

NÃO CHEGAMOS A HITLER, MAS HÁ TENDÊNCIAS

“Nós não chegamos a ter um Hitler aqui, mas há tendências. Não é exclusivamente do Bolsonaro. O Bolsonaro é um grande palhaço. Só falta botar nariz de palhaço e chapéu de palhaço. Tudo o que ele faz é palhaçada, mas Paulo Guedes não. Paulo Guedes está vendendo as refinarias, está vendendo os gasodutos, está trabalhando um projeto de lei que pretende privatizar a Eletrobrás. Isso é irreversível”, alertou Pinguelli Rosa, que acrescentou: “E a resistência a isso pela esquerda é pífia. A posição dos parlamentares de esquerda contra esse status é pífia”.

“A gente ainda pode falar, por enquanto. Porque o Paulo Guedes falou que, se precisar, vai baixar um novo AI-5. O AI-5 era uma coisa horrível. O que é o AI-5? Fechar o Congresso, estabelecer a censura, que ainda não tem. O próprio Paulo Guedes está falando em AI-5, e ele falou em Washington, que é a matriz. É lá que se decidem as coisas”, denunciou.

“O Bolsonaro e os ministros são palhaços, mas o que o Paulo Guedes está fazendo continuará. E não é a esquerda que vai ter a coragem de reverter isso, como não reverteu o estrago do FHC”, assinalou o professor da UFRJ.