PCdoB define primeiros desafios para Belo Horizonte em 2020 

O PCdoB Belo Horizonte, reunido em 5 de dezembro na Câmara Municipal, aprovou um conjunto de ações para fortalecer a estruturação partidária e organizar a atuação dos comunistas com vistas às eleições de 2020 na capital mineira. A reunião da direção municipal contou com a participação de Wadson Ribeiro, presidente estadual do PCdoB-MG.

Por Cyro Viegas

PCdoB Belo Horizonte

A agenda aprovada dará consequência às resoluções aprovadas na Conferência Municipal do Partido, realizada em novembro. Entre as principais prioridades, estão o lançamento da candidatura própria à Prefeitura de Belo Horizonte e a ampliação da bancada de vereadores.

Durante a reunião, os comunistas também elegeram a Comissão Executiva (secretariado) e a Comissão Política do partido, composto por 15 membros. “Para responder aos grandes desafios que teremos no próximo período, formamos uma direção robusta, com a participação de quadros experientes em suas áreas”, afirma a nova presidenta do PCdoB Belo Horizonte, Jô Moraes. “Estabelecemos um sistema de deliberação colegiada, que vai garantir a contribuição de todos e todas no processo.”

Veja abaixo o documento aprovado:

PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DAS RESOLUÇÕES DA CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO PCdoB-BH

1 – A 16º Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil de Belo Horizonte, realizada em 09 de novembro de 2019, nas dependências do Teatro da Cidade, foi um importante momento de rearticulação da militância para iniciar o novo ciclo de ação política que a situação do país impõe.

2 – As conferências municipais são a instância mais elevada de nosso partido para a formulação da política de cada cidade. Elas se dão tendo como base as orientações nacionais e estaduais dos respectivos órgãos partidários. A justeza e atualização das propostas aprovadas serão testadas através de sua construção, na vida cotidiana do partido.

3 – Cabe à direção eleita organizar a sua implementação, levando em conta as prioridades estabelecidas, a distribuição de responsabilidades e a realidade de cada território onde atua a militância.

4 – Já era proposta da direção municipal anterior a realização de seminários e debates sobre a nova Belo Horizonte que surgiu nessas duas décadas do século XXI. Para compatibilizar a urgência dessa formulação com as diferentes tarefas que o ano de 2020 nos impõe, propomos a realização de uma atividade de planejamento estratégico, com os membros do Comitê Municipal e os presidentes dos organismos de base e dos coletivos.

5 – Neste período que antecede o planejamento coletivo, marcado por um calendário de atividades festivas próprias da vida da gente brasileira, propomos organizar algumas ações:

DESAFIOS IMEDIATOS DA AÇÃO POLÍTICA

1- Fazer chegar as Resoluções da Conferência Municipal às mãos dos participantes na base, através do envio imediato do link de cada documento. Os presidentes ou responsáveis por cada base cuidará de verificar o militante que necessita da versão impressa e a viabilizará.

2 – Divulgar as Resoluções da Conferência Municipal junto às forças políticas, aos amigos e aos aliados do PCdoB.

3 – Iniciar a estruturação do projeto majoritário a partir dos seguintes eixos:
a) organizar agenda do pré-candidato Wadson Ribeiro nos territórios em sinergia com os pré-candidatos a vereador e com o vereador Gilson Reis;
b) constituir grupos temáticos e organizar o debate programático do BH Pode Mais.

4 – Debater, com os organismos de base que se reuniram no processo da Conferência, as atividades do pré-candidato a prefeito do partido e o planejamento das pré-candidaturas a vereador de cada região e as metas de voto previstas.

5 – Como preparação para o planejamento estratégico, durante os próximos meses será feito o levantamento das entidades, associações, grupos culturais, igrejas, núcleos esportivos de cada região para definir as prioridades da atuação partidária.
6 – Programar uma reunião para debater o Documento da 3ª. Conferência Nacional do PCdoB sobre a Emancipação da Mulher, antes da Conferência Estadual de 15 de fevereiro de 2020.

7 – Filiar e organizar novos e novas militantes durante o trabalho de construção eleitoral.

8 – Regularizar a contribuição financeira de todo o Comitê Municipal, a partir do mês de janeiro, e organizar uma campanha de arrecadação extra: Contribua com o 13º para a luta do PCdoB.

SISTEMA DE DIREÇÃO DO PCdoB-BH

O Documento aprovado na 16ª Conferência apontou que: “Todo problema organizativo é diretamente um problema de natureza política… mas, não basta definirmos a agenda política para colocar a estrutura e a militância partidária em movimento. O PCdoB BH precisa avançar em seu papel e se constituir como uma força militante extensa, organizada e mobilizada para atuar em todos os terrenos e situações da luta de classes”.

E continua: “São muitos os desafios da estruturação partidária que a quadra histórica da luta de Resistência nos impõe na construção de um partido revolucionário. Devemos recolocar no centro da ação de estruturação partidária na cidade o debate sobre a organização dos núcleos de base, como de fato um espaço imprescindível para uma prática partidária democrática”.

Neste caminho, estamos propondo algumas alterações no funcionamento do Comitê Municipal para ampliar a participação da inteligência coletiva. Propomos:

– O pleno do Comitê Municipal se reunirá a cada 60 dias.

– Entre as reuniões do pleno funcionará a Comissão Política, constituída por 15 membros, que terá reuniões regulares quinzenalmente.

– As secretarias funcionarão em sistema de plantão fixo para que a militância possa acessar os responsáveis por sua área de atuação.

– Cada secretaria formulará seu plano de trabalho e a proposta de comissão auxiliar, caso considere necessário, para ser aprovado na próxima reunião do pleno.

– A presidência estará em permanente integração com as secretarias e, se solicitada, proporá reuniões conjuntas para formular propostas que serão levadas à Comissão Política e ao pleno do CM.


COMISSÃO POLÍTICA ELEITA NA REUNIÃO DO PLENO DO COMITÊ MUNICIPAL

Comitê Municipal – 39

Comissão Política

1 – Presidente – Jô Moraes
2 – Vice presidente – Vereador Gilson Reis
3 – Secretaria de Organização – Flávio Nascimento (Panetone)
4 – Secretaria de Comunicação – Cyro Viegas
5 – Secretaria Sindical – José Antonio de Lacerda
6 – Secretaria de Formação – Diogo Santos
7 – Secretaria de Finanças – Paulo Cesar Machado Pereira
8 – Secretaria de Ação Institucional – Zito Vieira
9 – Secretaria de Movimentos Sociais – Leonel Eustáquio Rocha Silva
10 – Presidente da UJS – Késsia Cristina
11 – Sec. de Luta Antirracial e Anti-homofóbica – Clauderson Santos (Black)
12 – Secretaria da luta emancipacionista – Júlia Aguilar
13 – Secretaria de Cultura – Tadeu Martins
14 – Secretaria de Política de Quadros e Acompanhamento do Trabalho de Juventude – Viviene Xavier
15 – Secretaria Especial sobre Educação – Valéria Morato

CALENDÁRIO: 2019/2020

12/12 – Reunião de pré-candidatos a vereador
19/12 – Reunião da Comissão Política Municipal .
23/01 – Reunião da Comissão Política Municipal.
13/02 – Reunião do Comitê Municipal.
 

Belo Horizonte, 05 de dezembro de 2019

Comitê Municipal do PCdoB-BH