Trabalhadores prometem intensificar protestos na França

A central sindical francesa CGT — que reúne trabalhadores dos setores metroviário, de transporte, minas e energia e químico — disse no domingo (15) que pode duplicar os protestos contra o governo, a menos que este retire a proposta de “reforma” previdenciária dentro de uma semana.

O governo de Emmanuel Macon propõe que funcionários trabalhem dois anos extras para que recebam a aposentadoria integral. A proposta gerou protestos massivos no país, e metroviários em greve têm causado a paralisação parcial do transporte público e intermunicipal há 11 dias seguidos.

O primeiro-ministro, Edouard Philippe, afirmou ao jornal Le Parisien estar aberto a negociações e que se reuniria com os sindicatos nesta semana. Há novas manifestações previstas para a terça-feira (17).

Nos últimos dias, o governo está pressionando os trabalhadores para que suspendam a greve para as festas de final de ano. “Uma greve renovável que faz uma trégua não existe”, disse Laurent Brun, secretário-geral do CGT, ao jornal Le Monde. “Nosso movimento é apoiado por dois terços dos cidadãos”, completou.

Apesar da reunião que se aproxima, o governo mantém a sua determinação em realizar a “reforma” da aposentadoria chamada de “histórica” pelo presidente Emmanuel Macron. Ninguém parece acreditar em um acordo antes das festas de final de ano.

Com agências