Orlando Silva critica números recordes do trabalho informal no país

Informalidade e trabalho por conta própria bate novo recorde na série histórica registrada pelo IBGE

(Foto: Agência Câmara)

Nesta sexta-feira (27), foram divulgados os números do desemprego no país, segundo dados divulgados pelo IBGE, os empregos temporários do Natal e a preparação para as férias de verão, puxaram os números do desemprego para baixo, entretanto, dados apontam número recorde de trabalho informal.

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), criticou como foi apresentado os dados. “Não é desemprego em queda, é a selvageria pós deforma trabalhista. Brasileiros desesperados para colocar comida na mesa, aceitando condições draconianas impostas pela turma do bilhão. “Empreendedorismo” virou vender pano de prato no farol com máquina “moderninha”. Triste.”, comentou em postagem no Twitter.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) no trimestre encerrado em novembro, a taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,2%, no trimestre encerrado em outubro o número era 11.6%. Hoje, o desemprego atinge 11,863 milhões de pessoas no Brasil.

Novo recorde na série histórica do IBGE

Informalidade e trabalho por conta própria

Segundo os números, o Brasil tem um novo recorde de 38,833 milhões de brasileiros atuando na informalidade. A taxa ficou em 41,1% no trimestre até novembro.

Nos três meses até novembro, houve alta de 1,2% no número de trabalhadores por conta própria, que chegou a 24,6 milhões de pessoas.

Com agências