Orlando Silva: Por que Lula deu uma canelada no PCdoB?

Lula, como ele próprio disse, sempre contou com o apoio do PCdoB (ele disse quatro vezes, mas na verdade foram cinco). O PCdoB é o único partido que o apoiou em todas as suas campanhas presidenciais.

Moro pediu investigação contra Lula

Hoje cedo, um camarada me alertou: “Lula foi desrespeitoso com o Partido”. Reagi: “Deve ser fake news!” Minha reação foi a mesma que a maioria dos nossos teria diante de um registro desses. Lula é muito querido entre os comunistas. Fui ver a entrevista. E, quando entra em tela o nome de Flávio Dino, o presidente nos brinda, para a minha surpresa, com frases absolutamente dispensáveis.

As pérolas: “O PT é um partido muito grande se comparado ao PCdoB”; “É difícil eleger um comunista e Flávio sabe disso”; e “É muito difícil eleger alguém de esquerda sem o PT”. As mesmas frases ditas por um analista político dispensariam qualquer comentário. Mas, sendo proferidas por Lula, merecem atenção.

O presidente estava num ambiente controlado, sem estresse e pôde desenvolver seus raciocínios com clareza e sem pressão. Lula, como ele próprio disse, sempre contou com o apoio do PCdoB (ele disse quatro vezes, mas na verdade foram cinco). O PCdoB é o único partido que o apoiou em todas as suas campanhas presidenciais.

O presidente Lula considerar difícil a eleição de um comunista para presidente não surpreende – afinal, ele considerava impossível uma vitória para o governo do Maranhão. Flávio Dino foi eleito e reeleito governador sem seu apoio. Mas qual a utilidade de reforçar a retórica anticomunista?

Que o PT é “grande” em relação ao PCdoB não chega a ser uma “descoberta”. O PT é o maior partido político do Brasil – e já conquistou uma rejeição da mesma proporção. Aliás, essa é a principal explicação para ter sido derrotado por um candidato nanico, Jair Bolsonaro, de um partido então minúsculo, o PSL.

Esquerda vencer sem PT? Impossível! Claro! E se um partido de esquerda não estiver aliado ao PT? Esteja certo de que esse partido nem era tão de esquerda assim… Esse raciocínio conhecemos desde o final dos anos 70 do século passado.

Flávio Dino é a novidade da esquerda brasileira. Cresceu sem “dedaço” e não incubado por nenhum grande líder. A sua competência já está à mostra no governo do Maranhão. Sua capacidade política é reconhecida até pelos adversários. Flávio Dino opera a política de frente ampla que o PCdoB elaborou, mas aplica com timidez sob os olhares severos e críticos dos “companheiros”.

Anote aí: o elogio do presidente Lula a Flávio Dino é como um “abraço de urso”. Daí ser adequado Flávio saber o ponto exato de proximidade – ou será esmagado.

A canelada do presidente Lula no PCdoB ou é um teste para as vértebras dos comunistas ou uma recaída após lembranças da chapa Osmar-Batista-Alemão? De qualquer modo, requer uma resposta fria, como a boa diplomacia ensina.

Assistindo às falas do presidente Lula, fiquei um pouco triste, mas bola pra frente! Ah! E lembrei de Criolo, em Demorô: “Onde falta respeito / A amizade vai pro lixo (…) / Muda essa roupa, corta esse cabelo”.

Autor

50 comentários para "Orlando Silva: Por que Lula deu uma canelada no PCdoB?"

  1. Elton Pereira disse:

    A entrevista está disponível? Ao responsável pelo site, favor, poderia informar o link.

    Boa tarde!!

  2. ZECA MAGRÃO disse:

    ??Não me surpreende em nada. É como sempre falei: A nossa luta “Lulla Livre” era e é pela democracia. Fico triste mas não, surpreso.É o PT e sua arrogância de sempre.

  3. Edmilton Sampaio disse:

    Parabéns camarada, gostei da resposta. Eu sou PCdoB, sou comunista.

  4. George Mello disse:

    Não concordo! O PT fez do PC do B seu vice candidato na figura de Manuela que agiu com respeito e brilhantismo junto com Haddad. Houve muito respeito mútuo e integração de pensamento. O PSOL idem. Não vejo problema algum na fala e acho mesmo, nestes tempos, falar em alguém comunista como candidato. Acho Dino um quadro fantástico! Excepcional governador, mas com relação à expressão, terá que romper a barreira da mídia. Vi que ele anda fazendo costuras em um leque amplo de opções, o que também acho muito bom e sensato. É um grande político. Entra, então, a matemática eleitoral. Lula ainda é do PT e deve trabalhar pelo partido. Suas palavras tem medidas muito boas. Compartilho o grande respeito pelo partido, mas não concordo com a análise. Na hora de juntar forças, o PC do B sempre poderá contar com o PT. O sr. foi Ministro e foi muito prestigiado pelo presidente.

  5. Delson disse:

    Sou comunista graças a Deus.

  6. Liza disse:

    Por isso que o Dino aceita o H (
    uck)?

  7. Suzane disse:

    Parabéns, companheiro. A remediada que a guinada Lulista dará, esfacelará o bom governo do Bozo.

  8. Dimaris disse:

    Aff, isso também me entristece. Será que, mais uma vez, a esquerda vai se fragmentar?

  9. Jairo Alcântara disse:

    Os militantes do PCdoB são conscientes do seu papel histórico na luta pela dignidade das classes que o partido representa, esteve certo nas alianças temporárias com o Partido dos Tranalhadores, mas já está na hora de mostrar amplamente seu próprio programa de governo ao povo Brasileiro.
    Para isso deve avançar na ideia de frente ampla com os setores nacionalistas de modo a unir forças para impor derrotas ao setor mais atrasado e arcaico da sociedade brasileira.
    Deve mesmo ter como ponto de partida à esquerda para se fazer alianças e também avançar pelas organizações de centro mostrando que é possível tirar nosso povo do lamaçal pantanoso cercado pela dominação do império estrangeiro.
    PCdoB precisa mesmo mostrar de modo claro aos trabalhadores do campo e da cidade, servidores e operários, trabalhadores da segurança nacional civis e militares, que os assalariados são os únicos que pagam por todos impostos e taxas recolhidos pelo governo.
    E são excluídos e injustiçados ao receber os serviços públicos em todos estados capitalistas.
    Nenhuma empresa minimamente organizada paga impostos em sistemas capitalistas como o brasileiro.

    Jairo Alcântara

  10. Edvaldo Farias disse:

    Se o PT for menos antropofágico politicamente e diminuir o ego e desfazer os nós a esquerda se tornará vitoriosa. E era para ter sido se Haddad tivesse sido lançado no tempo certo mas, se trata da natureza do PT.

  11. Fernando jordão disse:

    O PT só olha para o seu umbigo. Vocês lembram da reeleição de Aldo Rebelo para presidente da Câmara ?

  12. KENNEDY TAVARES disse:

    Sinceridade do velho LULA. Falou apenas verdades.

  13. Humberto Oliveira de Souza disse:

    Essa postura para mim também não me surpreende pois o PT cresceu muito e acabou tornado se arrogante. Mesmo assim, sempre tive e terei um carinho imenso por LULA. Mas é preciso rever os conceitos. E esta postura e forma ver as coisas que tem dado vitórias a direita por este Brasil a fora. ACM NETO-BA. 2012. Bolsonaro 2018 e por aí vai. O PC do Brasil. Tem sido parceiro irmão do PT pena que sempre não recebendo o reconhecimento merecido.

  14. José Matias disse:

    Parabéns meu camarada Orlando Silva.
    Saiba palavras. Uma verdadeira canelada. Só precidente. Lula.

  15. Canário disse:

    Fico triste porque esse comentário do ex-presidente Lula é igual o partido dele e a militância só querem o PCdoB para apoiar eles. é por isso aqui em Salvador candidata a prefeitura Olivia Santana PCdoB.

  16. Otávio disse:

    Infelizmente ser aliado do PT, exige subserviência, do contrário, você pode não ser “tão de esquerda”…

  17. Yara Maria. disse:

    O termo comunista no país está detonado pelos que estão aí….Lula está certo…Somente no dia que toda esquerda se unir com Lula ou com quem ele apoiar vaid ar certo.Chega de separatismo.

  18. Sou PCdoB e apoio nosso camarada Orlando Silva em número gênero e grau.
    Antônio Roberto dos Santos
    PCdoB – Lauro de Freitas Ba.

  19. Ant. Eur disse:

    Lula esta jogando pela janela toda sua historia , hj a esquerda é refém de Lula e do PT. não esqueçamos do q o PT fez para derrubar a campanha de Ciro . O Pt o “t” minusculo coloca os interresses do partido acima dos interresses do povo brasileiro

  20. IZAURA BEZERRA FRANCINI disse:

    Sobre a rejeição “conquistada” pelo PT ser a principal causa do avanço da extrema direita no Brasil, vou além da discordância. É explicação pobre, pequena, tendo em vista o contexto do avanço da extrema direita no mundo. Quem assistiu o filme Privacidade Rackeada” sabe o papel do Facebook e da Cambridge Analítica, o uso de metadados. Quem assistiu a série “The family” tem como avaliar o papel de grupos religiosos conservadores de direita e extrema direita e o avanço do fascismo e o anti humanismo no mundo. Sou filiada ao PCdoB e penso que Flávio Dino seria uma grande resposta, a melhor resposta que o povo brasileiro poderia dar ao Brasil e ao Mundo no combate ao avanço da Extrema Direita. Mas penso que Lula tem sabedoria política e muita. Certamente um partido do tamanho do PT não vai abrir mão de ter candidato à Presidência em 2022. Até lá tem chão. Vamos pensar em 2020 que poderá ser um marcador de nossa força política daqui a dois anos. Lula ainda é a maior liderança política desse país. O que temos que entender é que a rejeição ao PT é luta política-midiatica da elite (inclui judiciário, militares, agronegocio, …) para tirar do poder um partido que defendeu e defende igualdade social. A rejeição aos Comunista e socialistas é maior que isto. Talvez seja a isto que Lula se refere. Basta prestar a atenção ao discurso de pesse de Jair foi uma declaração de morte ao socialismo. Um recado do império. Se quisermos retomar o Brasil das mãos da ED teremos que mostra isso à população com um discurso curto, simples, numa linguagem que o povo entenda. Com slogan que tenha alcance psicológico, que chame o povo para a realidade. Dino é maravilhoso, mas terá votos muito além do Maranhão? Para finalizar: “OPERÁRIOS DO MUNDO UNIVOS “

  21. GUTIERREZ disse:

    A natureza de escorpião do PT sempre se revela nos momentos mais óbvios: quando confrontados pela competência ofuscadora de outros quadros progressistas. Espero que o PCdoB siga neste belo trabalho de se soltar da âncora do lulopetismo. Saudações trabalhistas aos camaradas.

  22. Falta humildade em Lula, e no seu partido também, hj passo a entender a maioria dos seus dirigentes pensa assim

  23. José Marcos Araujo disse:

    Como cantava a Beth Carvalho com a bateria da Mangueira “Você pagou com traição / A quem sempre lhe deu a mão”.
    Lula é, certamente, um político de liderança fantástica. Mas, sempre se deu bem como gestor e não tão bem no parlamento, no campo do debate de ideias.
    Foi eleito, em 1986, deputado federal constituinte com a maior votação do país e teve uma presença sem maior expressão no Congresso Nacional, chegando a coordenar a bancada petista para a recusa a assinatura da Constituição Cidadã de 1988.
    Anos depois viu que tinha se equivocado e passou a defender a CF.
    Mas, eleito presidente, foi um grande presidente, foi um dos melhores gestores do Brasil.
    Recentemente, injustamente preso, pelo mesmo golpe que retirou a presidenta Dilma da presidência da República onde passou 580 dias e liderou uma grande campanha “Lula Livre”, que extrapolou as fronteiras nacionais.
    Saiu da cadeia e após 2 meses de liberdade, está tendo menos expressão do que quando estava no cárcere.
    Terá sido esse o motivo para o ataque desnecessário ao governador Flavio Dino?
    Ou terá sido a impulsividade de quem não tolera o surgimento de outras lideranças, que não se submetam a seus caprichos e vontades.
    A história dirá !
    #FlavioDino2022Presidente

  24. Arildo disse:

    Lula é hoje admirado por grande parte do povo brasileiro, e ele tem total consciência disso, mas há de ser ter muita cautela ao lidar com esse tipo de sentimento, porque o mesmo caminho que nos leva a popularidade pode também nos levar a vaidade.

  25. Fdo santos disse:

    Aberto o caminho para mais uma grandiosa derrota…a superiodade petista nos levou ao patamar inferior da política que pelo o andar torto da carruagem esquerda ..pode baixar ainda mais…vem aí Doria…Huck…Datena…Salve a arrogancia do PT.

  26. André Martins disse:

    O PCdoB faz muito bem em proteger Dino e Manoela. Não acredito na base militante do PT quando dizem reconhecer essas lideranças. Na hora da disputa de espaço se prevalecem de suas bases, maiorias, e procuram nos esmagar.

  27. Edson Santos disse:

    Lenbrando ao camarada Orlando Silva o papinho edulcorado de Flávio Dino com Luciano Huck e o apoio do PCdoB ao PSDB em São Bernardo. Não venha se fazer de vestal. Admiro Flávio Dino, mas a esquerda brasileira, toda ela, é mais do mesmo. Anda de lado.

  28. Alvaro Villela disse:

    Quem conhece o PT de perto não surpreendeu-se.

  29. Alan Santana disse:

    Fui fialiado ao PCdoB nos meus tempos de movimento estudantil. Fico imensamente chocado quando vejo o Lula, pessoa que votei em duas eleições, tratar os comunistas com tanto desdém. Como a esquerda terá unidade enquanto o Lula perseguir e insultar seus adversários do campo progressista? Não dá mais para aceitar tanto ego inflado do dono do PT. Chega!

  30. antônio takeo disse:

    Não entendi por que essa matéria com viés desagregador e de valorização de algo puramente baseado em força de expressão, pinçada em uma entrevista que por mais que seja tranquila, não há como haver controle total de nossas palavras e seus efeitos. Vale lembrar que o Lula não está mais com 30 anos e poderia estar aposentado, como ele mesmo planejava se não fosse as arbitrariedades da lava jato. O Lula também se recupera dos efeitos de prisão política em solitária de mais de um ano, na qual visaram a imposição de trauma psicológico a ele, mas que não deu certo. Lembrança de histórico recente: após o golpe não houve diferentes manifestações de representantes do PC do B na qual se evidenciou interesse em novas alianças sem o PT? Isso não foi algo difícil também para camaradas petistas em seu pior momento? Petistas publicaram críticas sobre isso? Desagregação nesse grave momento é péssimo para a esquerda. Representantes do PC do B e do PT precisam deixar de lado diferenças agora irrelevantes e discutir em particular. A pauta agora é a dominação total do fascismo-neoliberal e a miserabilização brutal: como se defender e vencer urgentemente? Trabalhadores, uni-vos!

  31. Alessandro Leite Guimarães disse:

    A política de gigante, de frente ampla, proposta e implementada pelo (por enquanto pequeno) PCdoB é a mais consequente para o momento tormentoso que vivemos. Viva o PCdoB!

  32. Catia Justo disse:

    É o Lula sendo Lula. Nunca fizemos defesa cega ao Lula. Também acho que não há motivo para chororô. O Pc do B tem maturidade para analisar com serenidade as suas palavras.

  33. Aurelina Lima disse:

    Tenho a absoluta certeza de que Lula jamais denegria o PCdoB, porque este camarada e um comunista de verdade, mesmo não sendo do partido. E aqueles que realmente são comunistas mesmo sem serem partidários, não se daria a este papel ridículo.

  34. Neno Freitas disse:

    Os progressistas como eu fecharão com Flávio Dino, precisamos pensar vislumbrando o futuro e não o passado, Lula é passado, a esquerda não irá incorrer no erro de eleger um pensamento totalitário, que só se vê salvador da pátria e os demais lacaios de suas ambições.

  35. Ubirajara disse:

    Canelada ou não, isto, acho que neste momento é secundário (embora importante)! Como está a presença da esquerda na internet? O Dino tem um canal no You Tube que não tem vídeo novo há meses! E nas outras redes sociais? Como está a presença das esquerdas? Há vídeos de formação do PC do B no You Tube? Fazemos lives de formação para que nossa militância tenha contato com nossos intelectuais? O PC do B apresenta projetos claros em vídeo como o Ciro Gomes o faz (este também precisa melhorar o uso das redes sociais)?
    Sinceramente acho que o Bolsonaro está dando aulas de contato direto com a militância através das redes sociais! Ele contorna bem a mídia hegemônica. OK, tem uma série de fatores que o beneficiou, mas precisamos baixar a bola e aprender a usar a tecnologia! Temos que chegar às nossas bases mobilizá-las e ampliá-las! E o Bozo sabe ao menos mobilizá-las bem melhor do que nós!
    Trabalhadores do mundo uni-vos!

  36. Carlos Eduardo disse:

    Lula faz uma brilhante leitura da conjuntura atual do nosso país, sem desrespeitar a grandeza do PC do B e de Flávio Dino. Pelo contrário, Lula traz para o cenário nacional a proposta de uma candidatura de um Comunista à Pres. da República.

  37. Clayton Marx disse:

    O pseudo abraço “de urso” em Dino e a verdadeira canelada no PCdoB indicam um movimentos muito precisos do jogo de xadrez político de Lula e do PT. Vamos aguardar a reação de Dino nos próximos 12 meses.

  38. Jefferson A R disse:

    Ato falho do nosso presidente Lula, que reiteradamente mostra sua real posição em relação ao PCdoB. Flávio Dino teve que ganhar no Maranhão com o PT apoiando Roseana Sarney e mesmo com essa facada sempre esteve prestativo ao PT. Até quando a turma do PCdoB vai aceitar esse tratamento?

  39. Carlos disse:

    Sou comunista com muito orgulho

  40. Gilson disse:

    Luis depois que deixou a prisão largou o pau a falar besteira, primeiro disse que o pt não nasceu pra apoiar e sim pra ser apoiado, depois dessa nem precisava abrir a boca, mas, ainda vai soltar muita besteira, pra não ficar aqui fazendo análise política, só peço para vocês darem uma lida na letra da música do Criollo, logo depois da segunda frase citada por Orlando “Muda essa roupa, corta esse cabelo. O quê? Vá todo mundo se foder” … Ah Luis

  41. Zenildo Viana Filho disse:

    O PT e o Lula cometeram o mesmo erro duas vezes. Perderam a eleição pro Collor quando deveriam ter apoiado o Brizola que em 1989 era o melhor candidato da esquerda.

    E Lula cometeu o mesmo erro ao ter lançado a candidatura do Haddad em 2018, quando deveria ter apoiado o Ciro Gomes que era o único que venceria o Bolsonaro no segundo turno e as pesquisas apontavam isso.

  42. Sebastião Matos Neto disse:

    Não vi a entrevista, mas se o Lula falou isso, acho lamentável.

  43. Prezados camaradas e companheiros dos partidos de esquerda. Prestem bem atenção: se nós começarmos a entrar nesse poço de vaidades, vamos perder novamente as eleições. Lula é um bom nome, porém, já deu sua contribuição. No momento, não vejo um prognóstico político positivo, se fragmentarmos às forças progressistas. O Flávio Dino é o nome melhor avaliado pela sociedade no momento. Precisamos abrir a mente e nos despirmos de vaidade. Pois, o PT tem que começar a pensar que temos e podemos fortalecer uma frente ampla e unificada, para sair da crise de polarização que passa nossa nação brasileira. OPCdoB, não é maior ou menor do que o PT no Campo das ideias. Pois, também é um partido constituido por intelectuais, educadores, trabalhadores e massa popular, nós do PCdoB também somos capazes de administrar, gerenciar e produzir projetos que atenda a todos os seguimentos da sociedade brasileira. Flávio Dino é um bom quadro e já demostra capacidade para presidir o Brasil. Com todo carinho e respeito que temos ao presidente LULA. Está na hora do PCdoB, assumir o papel principal no cenário político brasileiro. Não temos dúvidas que FLÁVIO DINO E HADAD É A MELHOR OPÇÃO PARA GOVERNAR O BRASIL. AMPLA UNIDADE NA LUTA! VIVA O PT E SOBRETUDO O PCdoB! José Valdevino Neto. Filiado ao PCdoB da Paraíba. Abraço.

  44. Manuel Viana disse:

    O PT apesar de ser o maior partido do Brasil, está em decadência e, ainda não aceitou que não tem mais o protagonismo, os quadros se foram e se vira para o partido que sempre te deu a mão nas horas difíceis da política nacional… Lula tem que cair na real!
    Eu sou PCdoB e nunca engoli a subserviência do PCdoB para com o PT.

  45. FELIPE DE LUCENA SILVA disse:

    Eu fico triste ao ler alguns comentários que fazem malabarismo para relativizar Lula e o PT.

    Estamos onde estamos pela estratégia errada do PT que não só se inviabilizou em 2018, como esmagou os outros aliados históricos.

  46. Bento Izaldo disse:

    Até mesmo quando eu mando fazer camisas com a foto do rosto do Che Guevara, eu faço questão de pôr a foice e martelo e escrever Partido Comunista do Brasil. Chama bastante atenção e é bom que eu nem preciso fazer tatuagem. Para quem não sabe o significado disso, talvez não tenha muita importância. Mas, para quem sabe o significado, é um orgulho muito grande usar esse símbolo e essa palavra. Eu tenho orgulho de ser do mesmo partido que Pagu, Olga Benário, Oscar Niemayer, Jorge Amado e, agora, Petra Costa, que, com as graças de Deus, será a primeira brasileira a ganhar o Oscar.

  47. Pedro Fernando disse:

    Sou petista desde a minha nascença política, e comungo do mesmo sentimento dos camaradas. Não peço que Lula saia preparando de uma hora para outra uma revolução armada no país, mas também não podemos admitir certas “confissões realistas” já que a política não é um jogo mas uma disputa ideológica objetivando o controle do poder.

  48. ROGERIO RENDEIRO disse:

    Bem, concordo que não é legal ouvir isso, ainda mais vindo do Lula. Mas, não falou inverdade. Sabemos muito bem da rejeição ao PT, mas é maior ainda, por enquanto, com os Comunistas. É difícil para nós da esquerda admitir isso. Mas, é fato. Todos estão super satisfeitos com Flávio Dino e sua competência inquestionável. Mas, enfrentará a enorme barreira do preconceito brasileiro ao Comunismo. E Lula sabe disso. É hora de nós unirmos e montarmos uma estratégia para derrotar o avanço da Ultra Direita Neo Fascista. Esse é o nosso inimigo comum. Esse é o nosso foco. Depois retomar o processo educacional da população como um todo. Depois os avanços na base que precisamos fazer. Mas, de supetão não vai mesmo. Todos sabemos disso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *