Transporte universitário e o acesso à educação superior

O acesso à educação superior é algo fundamental na vida de muitos jovens, e torna-se algo atingível com o desenvolvimento de programas sociais

País tem tendência preocupante de redução do número de jovens, diz FGV - Foto: Janaína Amorim

O acesso à educação superior é algo fundamental na vida de muitos jovens, e torna-se algo atingível com o desenvolvimento de programas sociais. Em via de regra o ciclo educacional em todos os seus níveis não é fechado acabado, mas um importante caminho consolidado por processos, oportunidades e ações.

Nesse contexto o governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Juventude, vem desenvolvendo desde 2017 o programa Transporte Universitário, que tem se tornado um marco nas políticas públicas de juventude do Maranhão. Ao longo dos pouco mais de 3 anos de existência o programa já investiu aproximadamente 4 milhões de reais, um total de 4.996 jovens beneficiados, em 6 edições. Transferência direta de renda a estudantes universitários, que realizam deslocamento diário a universidades que ficam em cidades circunvizinhas a que moram, ou até mesmo jovens que estudam em estados circunjacentes ao Maranhão.

 Nosso estado vem crescendo com os novos polos universitários, que proporciona a redução da distância do jovem ao acesso à educação superior. Entretanto, os principais polos ainda se mantem longe de algumas cidades, o programa se coloca com uma ferramenta de auxílio para que a juventude maranhense ter acesso e a permanência no ensino superior.

Desde 2017, o programa já percorreu junto aos estudantes maranhenses muitas estradas, caminhos de sonhos, de alegrias, de oportunidades e de futuro. A exemplo, Lucas de Sousa de 22 anos, que mora da cidade do Codó – MA e foi beneficiado na edição 2019.1, ele percorre mais de 200 km até chegar a faculdade, onde cursa Direito na cidade de Caxias – MA. O programa se tornou para ele uma grande oportunidade de continuar no curso. “Este programa se tornou uma política importante para nós estudantes universitários, pois tem nos ajudado com os custos para conseguir nosso sonho da graduação” compartilhou conosco o estudante.

Os municípios de Codó, Açailândia, Lago do Junco, Coroatá, Fortaleza dos Nogueira, São Mateus e Coelho Neto são os que apresentam maior volume de participantes no programa. Mas já são um total de 200 municípios com estudantes já beneficiados, tendo assim capilarização em todo o Estado

A formação de capital humano por meio da educação é um instrumento importante, corrobora com o crescimento social e econômico do Maranhão, essa é a principal vertente do Governo do Maranhão, ampliar o leque de oportunidades a partir de programas de impacto na vida da população. E temos alcançado por meio do programa Transporte Universitário, responder importantes demandas como a garantia do acesso e permanência na educação superior, regulada por indicadores nacionais e internacionais.

A educação abre portas e nos ajuda a construir sonhos em realidade, nos move e nos anima para outros patamares, e não é algo meritocratico, na realidade para muitos jovens é algo conquistado dia após dia. Sendo o papel do Estado garantir esse direito por meio de políticas públicas e atingir tais resultados ao longo desses anos de implantação do Transporte Universitário, nos anima para esta importante tarefa de transformar o Maranhão através da educação.

Secretária da Secretaria De Estado Extraordinária Da Juventude do Governo do Maranhão.