SUS é acerto histórico do Brasil, afirma Flávio Dino

Minhas gratidão aos profissionais da saúde no Brasil e no Maranhão, em meu nome como cidadão brasileiro e do Maranhão.

(Foto: Divulgação)

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), agradeceu a todos aqueles e aquelas que “imaginaram, criaram, desenvolveram e implementam o maior sistema público e gratuito de saúde do planeta, o nossos Sistema Único de Saúde, o SUS”. Nas palavras do governador, o SUS é “um das maiores conquistas da sociedade brasileira” e neste momento, quando o Brasil luta contra a pandemia do novo coronavírus, a existência do sistema se revela, mais uma vez, como um acerto histórico”.

“É importante lembrar que várias vozes, há poucos meses, defendiam a privatização dos sistemas de saúde. E agora nós estamos vendo o quão equivocado teria sido este caminho, já que o SUS é responsável hoje pela proteção e pela luta da vida e do bem estar de todos os brasileiros, como é feito cotidianamente, nas milhares de unidades de saúde espalhadas em todo o Brasil”, observou o governador.

Para Flávio Dino, é preciso lutar contra o subfinanciamento do SUS, um problema que foi aprofundado com a aprovação da Emenda Constitucional 95, que criou o teto de gastos públicos, com impactos hoje e no futuro da política pública de saúde.

Além disso, Flávio Dino apontou que os profissionais de saúde merecem aplausos e a solidariedade da população. Ele afirmou que no contexto do coronavírus, o modo de concretizar nossa solidariedade é ficando em casa, atendendo as medidas de prevenção, o que tem potencial para proteger “a sua vida e a dignidade profissional”, de médicos, enfermeiros, técnicos, e de todos os profissionais que trabalham na área da saúde e precisam estar na linha de frente do trabalho contra o avanço da doença.

“Minhas gratidão aos profissionais da saúde no Brasil e no Maranhão, em meu nome como cidadão brasileiro e do Maranhão, e também como representante dos 7 milhões de brasileiros do estado do Maranhão”, concluiu o governador.

Assista à mensagem do governador:

Fonte: Portal PCdoB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *