Procuradores do MPF acusam Augusto Aras de ser submisso a Bolsonaro

Na avaliação deles, falta ao procurador-geral, que será responsável em denunciar ou não o presidente, compromisso com a defesa dos valores democráticos que são colocados diariamente em xeque pelo presidente

(Foto: Reprodução)

Ouvidos reservadamente por reportagem do Valor, procuradores do Ministério Público Federal (MPF) disseram que o procurador-geral da República, Augusto Aras, é omisso em defesa da democracia e subserviente ao presidente Bolsonaro.

Na avaliação deles, falta a Aras demonstrar, com atos, compromisso com a defesa dos valores democráticos – colocados diariamente em xeque pelo presidente.

“A concordância do procurador-geral com a PF para ouvir Bolsonaro no inquérito é considerada parte de um movimento iniciado por Aras nos últimos dias, que inclui entrevistas, para demonstrar independência e se descolar de Bolsonaro”, revelam.

A oitiva de Bolsonaro no inquérito, aberto após o ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, dizer que o presidente interferiu na PF, depende da decisão do relator da investigação, ministro  Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Democracia atacada

Na opinião deles, enquanto a democracia é atacada por Bolsonaro e seu séquito, o chefe do MPF deveria “cerrar fileiras” com os presidentes do Supremo Tribunal Federal, da Câmara dos Deputados e do Senado na defesa do Estado Democrático de Direito.

Para Cláudio Fonteles, procurador-geral da República entre 2003 e 2005, Aras deve ter “posturas condizentes com a independência funcional que o cargo exige”.

Fonteles considera que o fato de o presidente incitar manifestantes, que se aglomeram para pedir o fechamento do Congresso e do Supremo, exige providência.

“Ele faz apoio a esses grupos ostensivamente, todos os domingos, agora a cavalo, de helicóptero, que pregam a ruptura do Estado Democrático de Direito. O doutor Aras deveria colocar em inquérito também a conduta reiterada do presidente da República, à luz do artigo 23, Inciso 1º, da Lei de Segurança Nacional, que é textual em dizer, ‘incitar a subversão da ordem pública”’, afirma Fonteles.

“Meu Deus, se você, líder maior, participa, sorri, aplaude, faz gestos largos para pessoas que pedem o fechamento do Supremo, do Congresso e atacam pontualmente figuras representativas desses Poderes, você tem de ser investigado nesta conduta”, diz.

Na segunda-feira (1º), Aras justificou como “unilateral” a declaração de Bolsonaro sobre nomeá-lo ao STF.

“O presidente esqueceu de combinar comigo”, disse ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo. Aras retirou o foco de Bolsonaro e se colocou como vítima de um processo de “fritura”, que atribuiu a eventuais interessados em chegar ao STF.

Com informações do Valor

Autor

Um comentario para "Procuradores do MPF acusam Augusto Aras de ser submisso a Bolsonaro"

  1. ANDIRA MARTINS RIBEIRO disse:

    Rodrigo Maia tem que defender a DRMOCRACIA ! Afinal todos estão à espera da responsabilidade que cabe a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *