Noroeste Paulista cria Comitê Cientifico de Combate ao Covid19

Organizado como uma iniciativa de segmentos da sociedade civil e com especialistas multidisciplinares criou-se o Comitê Científico de Combate ao […]

Organizado como uma iniciativa de segmentos da sociedade civil e com especialistas multidisciplinares criou-se o Comitê Científico de Combate ao Covid-19 da Região Noroeste Paulista cujas funções são a integração e disseminação de informações de acordo com as demandas sociais emanadas dos municípios, a partir de dados que serão recebidos pelos subcomitês que os converterão em, artigos científicos, divulgação científica, equipamentos e insumos, protocolos de tratamento, interação com a indústria, financiamentos de pesquisa, virologia, políticas públicas, epidemiologia, estando seus membros baseados em diversas cidades do Noroeste Paulista.

As informações que serão enviadas ao comitê serão selecionadas de acordo com critérios éticos e respeitando os critérios científicos que se exigem ao combate do Coronavírus, compatível com as melhores práticas adotadas mundialmente e preconizadas pela Organização Mundial da Saúde.

A partir das deliberações do Comitê, as sínteses das informações discutidas que possuam relevância científica e para o conhecimento público serão disponibilizadas no site do Comitê Científico após as devidas avaliações, através de relatórios e lives ou vídeos de divulgação científica que serão produzidos periodicamente. O objetivo do Comitê é também o combate às Fake News (Notícias Falsas) sobre temas pertinentes à pandemia, propiciando a difusão de informações fidedignas e com cunho eminentemente científico.

As informações serão discutidas entre os participantes de cada grupo com e-mail cadastrado  ou outros meios eletrônicos disponíveis.

Todas as discussões têm como princípio um caráter estritamente científico exigindo-se para tanto, as devidas citações das referências. Esta exigência é necessaria para a produção de documentos, estatísticas, mapas de georeferenciamento, lives, que poderão auxiliar os subcomitês nas diversas áreas e transmitir informações confiáveis à população.

O objetivo e o compromisso do Comitê são levar à população informações claras, objetivas, e cientificamente embasadas.

É de praxe a solicitação que a participação no grupo deva ter comportamento ético e responsável com base científica. Dar-se-á o  enfrentamento à pandemia do COVID-19 com a participação voluntária de milhares de pessoas que podem ser multiplicadores tendo potencial exponencial de levar informação correta para todos os brasileiros.

Uma vez recebidos, os materiais gerados devem passar pelos respectivos Subcomitês e aprovação final pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus. Em seguida serão publicados ou transformados em lives, com as devidas referências, seguindo as normas de publicação científica.

As cidades do Noroeste Paulista serão as provedoras dos dados, muito embora o trabalho abarque o âmbito nacional. Os temas solicitando contribuições serão demandados pelos Subcomitês, partindo-se da demanda, os participantes contribuem nos grupos de forma que as informações geradas sejam rastreadas nas discussões ou nas lives ou ainda em reuniões virtuais que serão realizadas periodicamente.

O Comitê ainda tem por finalidade firmar parcerias com universidades, institutos de pesquisa e outros congêneres, para suas finalidades, também com ONGs, OSCIPs, entre outras organizações, bem como prestar apoio à criação de protocolos que podem se tornar políticas públicas por meio de atuação direta com o poder público.

 De Birigui,
Por Renato Gomes dos Reis e David Lucas Desidério