Pedro Gorki é eleito o mais novo presidente da UJS Natal

Entidade elege nova diretoria e avança nas lutas da juventude

O 3º Congresso Municipal Virtual da UJS Natal – “Por uma Natal do tamanho dos nossos Sonhos” aconteceu na última quinta, 9 de julho, reunindo jovens, personalidades, lideranças sociais e políticas numa plataforma digital com intenso debate sobre as pautas da juventude natalense. O encontro antecedeu a etapa estadual cujo tema é “Contra Atacar” que ocorreu na sexta (10) e sábado (11) e o Congresso Nacional que segue realizando as etapas municipais e estaduais até o próximo dia 25 de julho por todo o Brasil. A plenária final elegeu o estudante de pedagogia da UFRN, Pedro Gorki, como presidente da UJS Natal em conjunto com mais 8 jovens para sua executiva e ainda outros 6 para compor o pleno da entidade.

A abertura de ontem contou com a explanação da deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA), da presidenta nacional da UJS, Carina Vitral, de Iago Montalvão, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) e do vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto entre outras lideranças.

Após a saudação inicial o debate seguiu com a fala dos delegados para logo após dar prosseguimento aos encaminhamentos das resoluções da etapa contidas na Carta do 3º Congresso da UJS Natal.

Para o novo presidente da entidade, Pedro Gorki “é uma honra ter sido eleito para conduzir a luta de uma juventude tão sonhadora e inquieta por mudar as coisas. Temos um longo caminho até chegar na Natal que a gente quer: democrática, desenvolvida, humana e livre de opressões. Tenho muita fé nesses meninos e meninas que têm um coração corajoso e esperançoso.”

A etapa foi encerrada com a eleição da nova diretoria composta por jovens de todas as zonas da cidade. O colegiado conta com a inédita participação de 10 mulheres e 5 homens em sua composição e tem como objetivos para esse semestre que se inicia o desafio de aprofundar o debate sobre o Plano Diretor de Natal e reconquistar a cadeira do PCdoB na Câmara Municipal de Natal elegendo o pré-candidato Pedro Gorki, como o vereador mais jovem da história da cidade.

Acompanhe os nomes que compõem a nova Direção da UJS Natal:

Pedro Gorki – Presidente
Lauanda Pedrita – Vice-presidenta
Gabriela Leopoldo – Organização
Bachir Mourad – Tesoureiro
Roberta Paz – Comunicação
Jéssica Beatriz – Cultura
Raianny Santiago – Formação
Guthyerry Ângelo – Movimento Secundarista
Mikaelly Barbosa – Movimento Universitário

Veja quem compõe a Direção Plena da entidade:

Lara Kananda
Davi Andrade
Renata Silva
Alana Carolina
Yago Scachetti
Rayane Eufrásio

Confira a Carta do 3º Congresso da UJS Natal:

No dia nove do mês de julho do complexo ano de 2020, nós, dezenas de meninos e meninas natalenses, nos reunimos de forma virtual para reconstruir a UJS municipal da capital do Rio Grande do Norte.

Carregamos no peito muita coragem para incomodar aos que querem a estagnação do povo de Natal e do Brasil. Carregamos no peito muita esperança para levar adiante a luta pela liberdade das pessoas. Carregamos no peito muito amor para cuidar da nossa querida cidade. Carregamos o brilho no olhar daqueles e daquelas que sonham com que as coisas sejam mudadas e que lutam para transformar o sonho em realidade.

Fomos incumbidos, pela conjuntura nacional e local, a sermos a geração que resgatará a felicidade do povo brasileiro e natalense que vive um momento tão dramático no campo político, social, sanitário e econômico. Nos dedicaremos dia após dia para construir um projeto de cidade e de nação que respeite a diversidade, que combata a desigualdade e que garanta democracia e direitos à população.

Para construir tal projeto disputaremos as ideias e também a política natalense, que nesse ano de 2020 terá eleição para renovar a Prefeitura e Câmara de Vereadores da nossa cidade. Para tanto, temos um projeto ousado de eleger o vereador mais jovem da história de Natal através da candidatura do jovem negro e liderança estudantil Pedro Gorki que irá representar a luta de uma juventude indignada e sonhadora dentro do Palácio Frei Miguelinho, sede do parlamento municipal. Ousamos ocupar os espaços políticos para transformar a realidade.

Atentos aos debates atuais, desde o Plano Diretor de Natal até os desmontes do Governo Bolsonaro, defenderemos os direitos da classe trabalhadora e dos seus filhos e filhas com toda a nossa força. Essa defesa, dos direitos do povo de Natal e do Brasil, é a sina dos meninos e meninas que compõem a UJS na capital potiguar.

Nos próximos dois anos, até a realização do 4º Congresso, temos o dever de agitar a bandeira da esperança nos quatro cantos da Cidade do Sol. Em cada debate, curso de formação, protesto, encontro de estudantes, encontro de jovens trabalhadores ou encontros de jovens negros e negras, LGBTs ou de mulheres que realizarmos nós iremos buscar o fim da ordem social da injustiça e da desigualdade que governa nossa cidade e nosso país.

Nós somos a União da Juventude Socialista em Natal/RN e o nosso destino é a luta por uma cidade do tamanho dos nossos sonhos.

Natal/RN, 09 de julho de 2020.

Um comentario para "Pedro Gorki é eleito o mais novo presidente da UJS Natal"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *