Ministério Público pede afastamento de Fábio Wajngarten

O motivo é que o chefe da Secom da Presidência da República estaria descumprindo decisão da CGU, que determinou a divulgação da lista de sites e aplicativos onde foram veiculados anúncios pagos.

Ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten (Foto: Agência Senado)

O subprocurador-geral do Ministério Público, Lucas Furtado, pediu o afastamento do chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Fábio Wajngarten. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (16) na coluna da jornalista Bela Megale, de O Globo.

Citando Furtado, a coluna afirma que o pedido de afastamento foi feito oralmente ao chefe de gabinete do ministro Vital do Rêgo e será formalizado em documento.

O motivo para o pedido é que o órgão estaria descumprindo decisão da Controladoria-Geral da União (CGU), mantendo em segredo há três meses os dados sobre seus gastos com publicidade na internet durante a gestão do presidente Jair Bolsonaro.

Em fevereiro, a CGU julgou um recurso e deu 60 dias para a Secom divulgar as listas de sites, canais do YouTube e aplicativos nos quais foram veiculados anúncios pagos pela secretaria. A decisão determinava que o órgão liberasse os dados referentes a campanhas veiculadas entre janeiro e novembro de 2019, mas só foram disponibilizados os dados referentes a 38 dias, entre junho e julho de 2019.

As informações do período pouco superior a um mês, no entanto, foram suficientes para que os consultores constatassem que mais de dois milhões de anúncios pagos pela Secom foram veiculados em sites, canais e aplicativos considerados inadequados, como canais que divulgam notícias falsas e aplicativos que disseminam conteúdo pornográfico.

Membros da Corte ouvidos pela coluna, no entanto, acreditam ser pouco provável o afastamento do chefe da Secom neste momento.

Com informações de O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *