Pais presentes, por Flávio Dino

“Os pais tem um grande papel a cumprir para muito além de questões materiais. Por isso, ampliamos o direito dos pais passarem mais tempo com seus filhos recém-chegados, ampliando para 20 dias a licença-paternidade dos servidores públicos do Maranhão”

Governador em ação de plantio de mudas no Parque do Rangedor (Foto: Karlos Geromy)

Neste domingo, celebramos a tão representativa data do Dia dos Pais. Um dia para refletirmos sobre a importância do amor e do exemplo no cumprimento da nobre missão divina de criar e formar vidas. Rememoro a parábola do Filho Pródigo, apresentada por Jesus Cristo, para ressaltar quão fundamental é o amor de um pai por seus filhos.

O livro de Lucas (15:11-24) nos revela a história de um filho que, pretendendo aproveitar melhor sua juventude, pediu ao pai sua herança ainda em vida. Com os recursos, mudou-se para longe, onde gastou todo o seu dinheiro e, em momento de grande necessidade, o único caminho vislumbrado era o retorno à casa e ao abraço de seu pai, espaços de acolhimento, conforto e esperança. Em seu retorno, o pai o recebeu de braços abertos, com muita emoção e alegria por ter ali de volta sua maior herança, como diz o Salmo: “Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá” (Sl 127:3).

É inspirado nesses valores cristãos que luto todos os dias para, com base nos ensinamentos que recebi do meu pai e que passo aos meus filhos, garantir um Maranhão mais justo e digno para todos. Ao lado da nossa equipe no Governo do Maranhão, trabalho diariamente em busca de proporcionar maiores oportunidades e direitos, capazes de promover desenvolvimento e justiça social para as famílias de nosso Estado. Programas como o Escola Digna, os Restaurantes Populares e a ampliação dos hospitais estaduais aí estão, concretamente implantados, como prova do nosso compromisso social. E há outras ações que, às vezes, nem são adequadamente destacadas, mas que tem enorme alcance, como os mais de 40 espaços públicos que já construímos para pais, mães, avós e filhos, como a nova Praça Centenário que inauguramos nesta semana em Pinheiro.

Em outra vertente, tenho defendido fortemente a construção de um Pacto Nacional pelo Emprego, a fim de que o Governo Federal apresente ações concretas para proteção de trabalhadores e empreendimentos frente à terrível crise econômica que assola o nosso país. Todos nós que temos responsabilidades familiares, homens e mulheres, sabemos o quanto é imprescindível o acesso ao trabalho para que olhemos para os nossos filhos com serenidade.

Contudo, os pais tem um grande papel a cumprir para muito além de questões materiais. Por isso, ampliamos o direito dos pais passarem mais tempo com seus filhos recém-chegados, ampliando para 20 dias a licença-paternidade dos servidores públicos do Maranhão. Constitucionalmente, não posso estender o mesmo direito aos empregados privados, mas acredito ser fundamental que as empresas assim o façam, voluntariamente. Porque, mais que um direito trabalhista, trata-se do fortalecimento de vínculos entre os pais e suas famílias.

Esse vínculo é fundamental em todas as circunstâncias e idades dos filhos. A era de tecnologias e maior acesso ao mundo virtual trazem riscos como pedofilia, agressões e abusos de toda natureza, ofensas e discursos de ódio. Mais um território em que a presença dos pais e das mães é essencial.

Aos pais, desejo que fortaleçam seus vínculos de proteção e amor com seus filhos, sempre. Sejam presentes. É o nosso maior presente. Feliz Dia dos Pais!

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *