Seis meses de pandemia: Márcio Jerry lamenta números do Brasil

Com quase 117 mil mortes por coronavírus confirmadas, para parlamentar a “herança” da pandemia é resultado da irresponsabilidade de Bolsonaro

(Foto: Richard Silva/ PCdoB na Câmara)

O Brasil completou seis meses de crise sanitária nesta quarta-feira (26), desde que o primeiro caso confirmado da Covid-19 foi diagnosticado em São Paulo em 26 de fevereiro. Na avaliação do vice-líder do PCdoB, deputado federal Márcio Jerry (MA), os resultados do país na pandemia podem ser considerados desastrosos. Em duas redes sociais, o parlamentar lamentou a situação.

“Mais de 116 mil mortos; Brasil há 102 dias sem ministro da saúde; negligência e irresponsabilidade criminosas do presidente da República que não age corretamente contra a pandemia; aumento do desemprego e desalento”, citou Jerry.

Fracasso na pandemia

Com quase 117 mil mortes por coronavírus confirmadas até as 13 horas desta quarta, para o parlamentar, a “herança” da tragédia é resultado da irresponsabilidade do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Governadores, prefeitos, Congresso Nacional, profissionais da saúde, parte importante da imprensa e organizações da sociedade têm atuado de forma responsável no combate à pandemia. Se dependesse de Bolsonaro, a tragédia do coronavírus no Brasil estaria muitíssimo mais grave. As medidas mais eficazes adotadas foram apesar de Bolsonaro”, definiu.

O desempenho do Brasil no enfrentamento da pandemia é considerado um dos piores do mundo, de acordo com pesquisadores e entidades ligadas ao setor de saúde. Com registros de cerca de mil mortes diárias em decorrência da doença, o país é o segundo país em número de óbitos, atrás apenas dos Estados Unidos.