Russomano cai 8 pontos e Boulos vai a 2º lugar, aponta Ibope

Em dez dias, o candidato de Bolsonaro foi de 20% para 12%

A candidatura de Celso Russomanno (Republicano) à Prefeitura de São Paulo evaporou. Em dez dias, segundo o Ibope, o candidato apoiado abertamente pelo presidente Jair Bolsonaro perdeu oito pontos percentuais, caindo de 20% para 12% das intenções de voto. Agora, Russomanno aparece numericamente em terceiro lugar, atrás de Guilherme Boulos (PSOL). A pesquisa desta segunda-feira (9), a penúltima do Ibope antes da eleição de 15 de novembro, foi divulgada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Na margem de erro, ainda há um empate técnico na segunda colocação entre Russomanno, Boulos (que se manteve com 13%) e o candidato do PSB, Márcio França (que passou de 11% para 10%). O líder, com 32%, é o candidato à reeleição Bruno Covas (PSDB), principal beneficiário da queda de Russomanno.

No bloco seguinte, aparecem Jilmar Tatto (PT, 6%), Arthur do Val – Mamãe Falei (Patriota, 5%), Joice Hasselmann (PSL, 2%), Andrea Matarazzo (PSD, 1%), Levy Fidelix (PRTB, 1%) e Orlando Silva (PCdoB, 1%). Além disso, 11% dos candidatos declararam que votarão em branco ou nulo, enquanto 5% não sabe ou não responderam.

Na contagem de votos válidos (que exclui brancos, nulos e indecisos), Covas tem 38%, Boulos e Russomanno empatam em 15% e França está com 12%. O candidato com maior taxa de rejeição é Russomanno, com 41%, bem distante de Boulos e Joice (ambos com 25%). Bruno Covas é rejeitado por 17%.

Já na pesquisa espontânea (na qual o entrevistador não informa quais são os candidatos, e o eleitor responde livremente), Covas chegou a 22%, contra os 10% de Boulos, os 7% de Russomanno e os 5% de França. Nesse caso, sem a indicação dos concorrentes oficiais, a taxa de indecisos é alta – 29%.

A pesquisa foi realizada de 7 e 9 de novembro com 1.204 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais (para mais ou para menos).

Autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *