Covid-19: Brasil passa de 5,7 milhões de casos

Covid-19: Brasil passa de 5,7 milhões de casos e número de mortes pela doença chega a 162,6 mil

Diretoria da Anvisa - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Problema em sistema do ministério afeta divulgação de dados há 5 dias. SP, RJ e MG relataram problema de acesso ao sistema do Ministério da Saúde e não divulgaram dados nesta terça (10).

O estado de São Paulo não divulga boletim desde o dia 6 de novembro. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, o motivo é um problema no acesso aos dados do e-SUS. A cidade de São Paulo já registrou 899 mortes por coronavírus até a noite de segunda (9), cinco dias depois do apagão de dados registrado no sistema Sivep-Gripe, do Ministério da Saúde. Ainda, nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, houve atualização no número de casos da doença, mas não no de mortes.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que ocorreu “intermitência em alguns sistemas”, mas que, “desde o fim da tarde desta terça-feira (10), a plataforma encontra-se estável e em constante monitoramento de sua performance”.

O Brasil passou da marca de 5,7 milhões de casos de Covid-19. De acordo com balanço divulgado na noite desta terça-feira (10) pelo Ministério da Saúde, foram notificados 25.012 novos diagnósticos positivos da doença. Com isso, o número acumulado chegou a 5.700.044.

A média móvel de novos casos nos últimos 7 dias foi de 19.165 por dia, uma variação de -21% em relação aos casos registrados em duas semanas. Ou seja, indica queda em relação aos últimos 14 dias.

Situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil 10/11/2020

Situação epidemiológica da Covid-19 no Brasil 10/11/2020 – Divulgação/Ministério da Saúde

O Brasil é o terceiro país em número de casos, conforme o mapa global da universidade norte-americana Johns Hopkins, usado como referência mundial de acompanhamento das estatísticas da pandemia. À frente, estão a Índia (8,59 milhões) e os Estados Unidos (10,2 milhões), ambos mais populosos que o Brasil.

O número de mortes pela Covid-19 chegou a 162.829 no Brasil. Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registraram 201 novos óbitos em função da doença, causada pelo novo coronavírus-19. Até ontem (9), o painel do Ministério da Saúde marcava 162.628 óbitos em razão da doença.

Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 328. A variação foi de -24% em comparação à média de 14 dias atrás, também indicando tendência de queda nas mortes por Covid. Este cálculo é feito diariamente pelo consórcio da imprensa.

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde em nova atualização na noite de hoje. O balanço é feito a partir de informações coletadas pelas secretarias estaduais de Saúde acerca das mortes e casos em cada localidade.

Ainda há 2.295 mortes em investigação, além de 364.575 pacientes em acompanhamento e 5.064.344 que já se recuperaram. Esses dados, contudo, são relativos ao dia 4 de novembro. O Ministério da Saúde atribuiu a dificuldade de atualização a problemas técnicos experimentados no sistema do órgão na semana passada.

Estados

Os estados com mais mortes são São Paulo (39.717), dados ainda do dia 5, e Rio de Janeiro (20.905), dados referente ao dia 9. Em seguida, vêm Ceará (9.416), Minas Gerais (9.204), dado do dia 7, e Pernambuco (8.763).

As unidades da Federação com menor número de casos são Roraima (695), Acre (704), Amapá (766), Tocantins (1.115) e Rondônia (1.482).

Considerando apenas os estados com atualizações, cinco estados apresentam indicativo de alta de mortes: Paraná, Santa Catarina, Amapá, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O estado do Amapá voltou a divulgar seu boletim, após 6 dias sem novos dados sendo incluídos. Segundo a Secretaria de Saúde, o apagão ocorrido no estado desde a noite de terça (3) estava impossibilitando o fechamento do balanço estadual.

  • Subindo (5 estados): PR, SC, AP, PE e RN
  • Em estabilidade, ou seja, o número de mortes não caiu nem subiu significativamente (6 estados + o DF): ES, DF, AC, PA, RO, BA e MA
  • Em queda (12 estados): RS, GO, MS, MT, AM, RR, TO, AL, CE, PB, PI e SE
  • Não atualizou (1 estado): SP
  • Atualizaram parcialmente (2 estados): MG e RJ (não atualizaram os dados de mortes)
São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro continuam sem atualização completa de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *