No RS, Manuela D’Ávila é a candidata mais buscada na internet

No Rio Grande do Sul, o nome de Manuela D’Ávila foi o mais procurado no Google entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre nas últimas 24h

Foto: Danilo Christidis

A candidata à prefeitura de Porto Alegre Manuela D’Ávila é a mais buscada no Google nas últimas 24h no Rio Grande do Sul. Na comparação entre os três candidatos que disputam o segundo turno, a  representante do Partido Comunista do Brasil foi a que teve maior média de pesquisas. 

A plataforma de informação Google Trends mede a popularidade do termo pesquisado, estabelecendo o valor máximo 100 ao termo de em seu momento mais buscado. As buscas pelos nomes dos três principais candidatos cresceram a partir do horário de votação, às 7h, e tiveram o pico em torno das 10h. A comparação entre os nomes dos candidatos adota como o valor de comparação o número em que um deles alcançou o maior valor da série. Nesse caso, o candidato Nelson Marchezan (PSDB) é quem estabeleceu o maior valor às 9h15. Manuela alcançou um valor próximo (94) ao alcançado por Marchezan, determinado às 10h28. O candidato Sebastião Melo (MDB), teve em seu momento mais buscado apenas 36% do total estabelecido por Marchezan. 

A média nas últimas 24h informa quem permaneceu por mais tempo entre as buscas, tomando novamente como referência o número mais alto alcançado por um dos três candidatos. Nesse quesito, Manuela D’Ávila ficou em primeiro com 36, seguida por Marchezan com 32. A média de Sebastião Melo ficou em 11% do valor total estabelecido por Marchezan.  

A ferramenta disponibilizada pelo Google é apenas um parâmetro para indicar o quê os eleitores estão buscando no momento final das eleições. Porém, não deve ser vista como o impacto de uma pesquisa de intenção de votos, que é mais abrangente e possui critérios de pesquisa desenvolvidos com rigor. 

Na pesquisa do Ibope publicada no sábado (14), Manuela D’Ávila (PCdoB) é a primeira em intenção de votos válidos, com 40%. A candidata deve disputar o segundo turno com Sebastião Melo (MDB), que possuía  25% das intenções de volta, ou Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que somava 17%.

3 comentários para "No RS, Manuela D’Ávila é a candidata mais buscada na internet"

  1. Genival Linhares disse:

    É um orgulho pra mim é para toda esquerda brasileira ver essa jovem lider vencer. Como queria ser de porto alegre pra votar nela. Ela é a esperança de que lula continua.

  2. Genival Linhares disse:

    Grande manu.dale neles.

  3. Genival Linhares disse:

    Só estou feliz por vê que a esquerda continua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *