Negros são 97% dos mortos por policiais na Bahia e 86% no RJ

Dados foram fornecidos pelas secretarias de segurança dos estados à Rede de Observatórios da Segurança

Os negros foram a maioria das mortas por policiais na Bahia, no Rio de Janeiro, em Pernambuco, no Ceará e em São Paulo. É o que aponta um estudo com dados de 2019 fornecidos via Lei de Acesso à Informação pelas secretarias de segurança dos estados à Rede de Observatórios da Segurança, que está presente nos cinco estados e monitora ações policiais.

A Bahia registrou o maior número proporcional: 97% dos 650 mortos por policiais no ano passado eram pessoas negras. O percentual é muito maior do que taxa de população negra no estado, que é de 76%, segundo o IBGE.

Em Pernambuco, 93% dos mortos pelos agentes eram pessoas negras. A taxa de negros na população do estado é de 61,9%. No Ceará, a taxa é de 87%, mas o estado não classificou 77% dos registros, o que prejudica a contagem.

O Rio de Janeiro vem em seguida na proporcionalidade: 86% das 1814 mortes do tipo em 2019 foram de pessoas negras, que representam 51% da população. Já em São Paulo, do total de mortos pela polícia, mais de 62% são negros, quase o dobro da população negra do estado, que representa 34% dos paulistas.

Com informações da Época

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *