A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Antônio Carlos Queiroz (ACQ)

Jornalista
Bloomsday 2020 Chez Nous

Feriado nacional na Irlanda, comemora-se hoje (16 dejunho) o Bloomsday, a maior festa literária do mundo, em homenagem ao romance Ulysses de James Joyce, publicado em 1922 em Paris

Escura noite

Para comemorar o Dia da Vitória (8 de maio na Europa e nos Estados Unidos, 9 de Maio na Rússia), decidi apresentar a vocês a canção Escura Noite (Tiômnaya Notch), composta pelo prolífico compositor Nikita Bogoslovsky. Ela conta a história de um soldado no campo de batalha que encontra nas lembranças da mulher e do filho recém-nascido a força e o ânimo necessário para enfrentar o inimigo.

Aldir Blanc, o cronista do Brasil na corda bamba

Escrevo essas mal traçadas linhas ainda sob o impacto da notícia da morte do Aldir, 73, hoje de manhã. Eu já desconfiava que ele não escaparia.

Contra o dólar, a China aposta na sua própria moeda internacional

Um país verdadeiramente soberano exerce as suas prerrogativas sem pedir licença para ninguém

JK, a foice e o martelo

.

O inferno é o egocentrismo

Há 40 anos morria em Paris, aos 75, o grande Jean-Paul Sartre, companheiro da Simone de Beauvoir.

A Páscoa quase foi adiada por causa da peste

Tomado de remorso depois de saber que Jesus Cristo seria condenado à morte, Judas Iscariotes voltou ao Templo para devolver […]

Para o Inferno com os Bolsonaros!

Inspirado no apelo dos pastores, eu passei a tarde da quarta-feira, 25 de março, escolhendo um lugar no Inferno para o Bozo e seus filhotes. Uai, alguém precisa punir esses filhos da Peste com o Desespero! Foi a melhor maneira que eu encontrei para comemorar o Dia de Dante (Dantedì), instituído recentemente pelo governo italiano.

Quem um conto conta, conta outro

Nessa terça-feira, 17/3, recebi pelo zap uma piadinha do coronavírus que logo tratei de repassar aos amigos, amigas e inimigos disfarçados: “Até que não está tão chato ficar em casa. O que me espanta é que um pacote de arroz venha com 8.976 grãos e o outro com 9.044”.

Charles Darwin, 211 anos

Comemoramos hoje, 12 de fevereiro, o 211º aniversário do naturalista Charles Darwin, responsável pela maior revolução científica de todos os tempos, iniciada com a publicação de A Origem das Espécies, que desvendou de uma vez por todas a origem comum de todos os seres vivos e a sua evolução pelo mecanismo da seleção natural.

De bagos e bagagens

Se o cabra não pode descrever com palavras as cenas que testemunha, sonha ou inventa, talvez fosse melhor trabalhar com pintura, música ou cinema, ora pipocas!