Governo Bolsonaro promove desmonte na Petrobras, diz Alice Portugal

Companhia anunciou conclusão da rodada final da fase vinculante do processo de venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam), localizada na Bahia

Deputada Alice Portugal (Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara)

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) denunciou o desmonte da Petrobras e defendeu os direitos dos petroleiros. O governo federal concluiu as negociações da venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), que fica em São Francisco do Conde, na Bahia.

Na sessão plenária da Câmara, a parlamentar destacou que a unidade foi vendida por 1,65 bilhão de dólares, mas segundo cálculos do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), o valor de mercado da refinaria baiana seria entre US$ 3 bilhões e US$ 4 bilhões.

De acordo com estudo da PUC Rio, que analisou os efeitos da privatização de seis das oito refinarias colocadas à venda pela direção da Petrobras (Refap-RS, Repar-PR, Regap-MG, Rlam-BA, Rnest-PE e Reman-AM), apontou que a venda dessas refinarias vai abrir espaço e incentivar a criação de um oligopólio nacional e monopólios regionais privados e sem competitividade.

“É um cruel ataque à soberania nacional. Estou ao lado dos petroleiros nesta luta contra a privatização, contra Bolsonaro em defesa da Petrobras e do Brasil”, afirmou Alice.

Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada Alice Portugal