Em prol da vacinação, senadores apelam para comunidade internacional

Fabiano Contarato diz que a manifestação demonstra que as instituições precisam agir, mas a iniciativa não pode inibir a necessidade da instalação de uma CPI para investigar a omissão do governo Bolsonaro no combate à pandemia

(Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Dos 81 senadores, 65 assinaram, nesta segunda-feira (22), uma moção de apelo à comunidade internacional para necessidade da vacinação dos brasileiros. Além do parlamento de diversos países, o documento será enviado ao G-20, ONU, OMS e OCDE. “Deixar que o povo brasileiro continue a morrer sem vacinas significa uma agressão a todas as tradições humanas”, dizem os parlamentares.

De acordo com o documento, “a sombra nefasta da morte paira sobre milhões de brasileiros, e que novas formas do vírus da Covid 19 se tornam uma assustadora ameaça global”. Com quase três mil mortes diárias, a moção destacou que o Brasil se tornou o epicentro mundial da pandemia.

“O país reclama atenção emergencial do mundo. Nosso ritmo de imunização é insuficiente para conter a propagação da doença. Até o momento, cerca de 5% dos 210 milhões de brasileiros foram vacinados”, diz o documento.

Os senadores alertam ao mundo que as barreiras sanitárias não serão suficientes em conter as novas variantes que circulam no país. “A única defesa é a cooperação internacional, com a vacinação urgente de nossa população”.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu (PP-TO), diz que o parlamento pode ocupar o espaço deixado pelo governo na diplomacia internacional. “O Congresso Nacional está atento e vai ter o protagonismo do Governo, o Executivo, que abriu mão dessa diplomacia. Mas não vamos brigar agora. Não queremos discussão, nem briga, não é hora de oposição. É hora de salvar vidas. É hora de salvar nosso país, de conter, estamos perdendo nossas famílias”, disse ela ao UOL.

CPI

Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), esse tipo de manifestação demonstra que as instituições não podem ficar paralisadas, mas a iniciativa não pode inibir a necessidade da instalação de uma CPI para investigar a omissão do governo Bolsonaro no combate à pandemia.

“Diante da omissão CRIMINOSA de Bolsonaro, as demais instituições precisam agir, pra atenuar o desastre. Mas essa medida emergencial, por melhor que seja, NÃO deve excluir a CPI para investigar os crimes de Bolsonaro e mandá-lo, com urgência, pra cadeia!”, escreveu o senador no Twitter.

Para ele, o exemplo que o Brasil dá, por seu presidente, é de negligência e descaso com a vida. “Bolsonaro renega a ciência, intoxica a população com medicamentos inúteis, promove aglomeração para celebrar o recorde de mortes e sabota a vacinação. Um ocaso humanitário!”, criticou.

Autor