Deputados repercutem mudanças do governo em ministérios

Para se segurar no Planalto, Bolsonaro atende a “toma lá, dá cá” e troca seis ministros: Relações Exteriores, Defesa, Justiça, Casa Civil, Secretaria de Governo e Advocacia-Geral da União têm novos comandos.

O ministério de posse de Bolsonaro

Depois de anunciada a queda de Ernesto Araújo do Ministério das Relações Exteriores e da demissão do general Fernando Azevedo do Ministério da Defesa, o presidente Jair Bolsonaro alterou a composição de mais quatro ministérios nesta segunda-feira (29).

As mudanças foram confirmadas em uma nota da Secretaria de Comunicação Social, vinculada ao Ministério das Comunicações. Os novos ministros são:

Casa Civil da Presidência da República: Luiz Eduardo Ramos, atual ministro da Secretaria de Governo;

Ministério da Justiça e Segurança Pública: delegado da Polícia Federal Anderson Torres, atual secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;

Ministério da Defesa: general Walter Souza Braga Netto, atual chefe da Casa Civil;

Ministério das Relações Exteriores: embaixador Carlos Alberto Franco França, diplomata de carreira que estava na assessoria especial da Presidência da República;

Secretaria de Governo da Presidência da República: deputada federal Flávia Arruda (PL-DF);

Advocacia-Geral da União: André Mendonça, que já chefiou a AGU no início do governo e está atualmente no Ministério da Justiça.

Deixam de ser ministros os atuais titulares Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e José Levi (AGU). Os outros três ministros envolvidos nas mudanças – Ramos, Braga Netto e Mendonça – foram apenas remanejados para novos postos ministeriais.

Repercussão

O troca-troca repercutiu no Parlamento. As mudanças acontecem menos de uma semana depois de o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ter subido o tom contra o governo e afirmado que, se não houvesse correção de rumo, a crise da pandemia poderia resultar em “remédios políticos amargos” a serem usados pelo Congresso, alguns deles fatais.

Para a vice-líder do PCdoB na Câmara, deputada Perpétua Almeida (AC), o balanço do dia é: “Os dois filhos do Bolsonaro (senador e deputado) emplacaram um ministro. Bolsonaro quer que o novo Ministério da Defesa descumpra a Constituição, o que as Forças Armadas não aceitarão. O Centrão ganhou um ministério que não tem tinta na caneta. Isso não vai terminar bem, aguardem”, afirmou.

Já o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) elencou o que Bolsonaro quer com sua “reforma ministerial”. “Quer as Forças Armadas alinhadas a seu projeto de poder, risco grave à democracia; quer segurar a caneta do impeachment; quer blindar ainda mais a famiglia; quer desmoralizar mais o Itamaraty, colocando-o sob direção de um aspira”, pontuou.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou: “Bolsonaro, não adianta trocar seu governo inteiro. O problema é você”.

O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) também comentou as seis trocas no governo: “Bolsonaro está derretendo e não adianta em nada todas essas trocas. A crise é grave e profunda, e o presidente não tem controle algum para contornar esses problemas”. O parlamentar reiterou que a prioridade do país deve ser “a vacina, a valorização do SUS, dos profissionais de saúde”.

O deputado ainda acrescentou que “isso é absolutamente incompatível para a função pública, sobretudo para um cargo como esse que demanda relações com as diversas nações”.

Os ministros que caíram desde a posse

Com informações da Liderança do PCdoB na Câmara

Autor