Oposição a Bolsonaro emplaca nomes na direção da CPI da Covid-19

Os senadores escolhidos para dirigir os trabalhos são Omar Aziz (PSD-AM) na presidência, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na vice, e Renan Calheiros (MDB-AL) na relatoria

Considerado ferrenho opositor ao governo Bolsonaro, Renan Calheiros foi escolhido relator da CPI -Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Bolsonaro foi derrotado nas articulações para emplacar nomes mais próximo do governo na direção da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que deve ser instalada na próxima semana. Os nomes escolhidos para dirigir os trabalhos são Omar Aziz (PSD) na presidência, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) na vice, e Renan Calheiros (MDB-AL) na relatoria.

A CPI vai investigar a omissão do governo Bolsonaro no combate à pandemia de covid-19 no país e o uso dos recursos federais. Em especial, será apurado a responsabilidade das autoridades pela falta de oxigênio na rede hospitalar de Manaus.

Segundo informações da assessoria de Randolfe Rodrigues, os senadores do novo colegiado vão bater o martelo sobre os três nomes numa reunião ainda nesta sexta-feira (16).

Os governistas lutaram para evitar nos principais cargos da comissão os nomes de Randolfe e de Renan, considerados ferrenhos opositores ao governo Bolsonaro. Para evitar a dobradinha nos cargos de presidente e relator, o governo trabalhou em prol de outros nomes. Chegou-se a cogitar a chapa amazonense de Omar na presidência e Eduardo Braga (MDB) na relatoria.

Sem a presidência, a oposição ainda assim conseguiu manter os dois nomes na direção dos trabalhos. Renan Calheiros estará no cargo considerado mais estratégico, pois vai indicar o rumo das investigações. O senador alagoano, que é considerado do grupo independente, tem uma postura de opositor ao governo. Ele vem dizendo que o Senado tem de apurar as responsabilidades e apontar saídas para a crise humanitária que o Brasil está vivendo. “Não podemos ser cúmplices desse morticínio”, defendeu.

Por outro lado, os governistas não podem contar como vitória o nome de Omar Aziz na presidência. O senador amazonense é considerado um parlamentar independente e crítico da conduta do governo na pandemia. Ele, por exemplo, combateu a estratégia governistas de adiar o funcionamento do colegiado.

Em recente entrevista ao Congresso Em Foco, o senador amazonense defendeu encontros presenciais. Segundo ele, há espaço suficiente para os onze titulares da CPI manterem o distanciamento no auditório do colegiado. E também recursos técnicos para os assessores trabalharem em outro ambiente, fazendo as oitivas remotamente.

“Não haverá problema algum em fazer semipresencial. A maioria das coisas em CPI podem ser feitas remotamente”, disse também Renan Calheiros.

Na composição final, a maioria dos titulares será de oposicionistas ou independentes em relação ao governo Bolsonaro que terá na sua defesa os senadores Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP; Marcos Rogério (RO), líder do DEM na Casa; Jorginho Mello (PL-SC) e Eduardo Girão (Podemos-CE).

Os oposicionistas são Humberto Costa (PT-PE) e Randolfe Rodrigues, que é líder da oposição na Casa. Além de Omar e Renan, o bloco dos independentes é formado por Eduardo Braga (AM), líder do MDB; Otto Alencar (PSD-BA) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

Início dos trabalhos

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou nesta sexta-feira (16) que a CPI poderá ser instalada já na próxima semana. “Na próxima semana teremos o feriado de quarta-feira, 21 de abril, então podemos eventualmente instalá-la na quinta-feira (22) ou na terça-feira (27) da semana que vem. São dois dias possíveis”, disse.

Segundo ele, o procedimento para a eleição da direção da CPI será o mesmo utilizado para votação da Mesa Diretora, ou seja, voto secreto e depositado na urna para presidente e vice. A eleição entre os membros do colegiado vai se dar no ambiente da comissão em uma das salas do Senado. Também terá urna externar na chapelaria ou na garagem da Casa.

Autor