Juiz manda BNDES apresentar parecer da PGFN recomendando nova eleição

Eleito para representar os empregados no Conselho de Administração do banco em dezembro, Arthur Koblitz trava batalha para ser empossado

O economista Arthur Koblitz - Foto: Clécio de Almeida/Portal Vermelho

O juiz Maurício Lamba, da 3ª Vara Federal do Rio de Janeiro, determinou na sexta-feira (30) que o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, e a diretoria do banco, apresentem aos funcionários, em cinco dias, a cópia integral do parecer da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) que teria recomendado uma nova eleição para o Conselho de Administração da estatal.

A informação é do colunista Lauro Jardim, de O Globo. Na semana passada, o Portal Vermelho publicou matéria sobre a situação do economista Arthur Koblitz, eleito em dezembro para representar os empregados no Conselho com 73% dos votos. Desde então, Koblitz enfrenta uma batalha para ser empossado.

A decisão exigindo a apresentação do parecer foi tomada após ação na Justiça da associação dos funcionários do BNDES, entidade presidida por Arthur Koblitz.

Em comunicado interno aos funcionários, a diretoria do BNDES disse que um parecer da PGFN recomendou novas eleições, mas não apresentou o documento.

Autor