Como ‘socialismo’ deixou de ser palavrão e ganhou eleitores nos EUA

O avanço de Bernie Sanders é a ponta do iceberg de um crescimento de políticos imigrantes, negros e defensores de pautas progressistas e socialistas, que será testado na eleição de Nova York em 22 de junho.

A deputada Alexandria Ocasio-Cortez e o senador Bernie Sanders são ambos membros dos Socialistas Democratas da América.

Os esquerdistas Democratic Socialists of America, que ajudaram a estrela do Congresso, Alexandria Ocasio-Cortez, a ser eleita em 2018, parecem ser um grande jogador político novamente nas eleições municipais de 2021 em Nova York.

O grupo ainda não endossou ninguém para prefeito – o maior prêmio nas primárias democratas de 22 de junho em Nova York . Mas todas as 51 cadeiras do conselho municipal estão em disputa este ano, e a DSA tem membros concorrendo a seis delas – incluindo a defensora pública do Queens, Tiffany Cabán, e o ativista inquilino do Brooklyn, Michael Hollingsworth .

Com dois senadores estaduais e cinco representantes de 213 legisladores, a Assembleia Legislativa do Estado de Nova York já tem a maior bancada legislativa de DSA do país . Esses democratas compartilham uma plataforma esquerdista que inclui a garantia de moradia como um direito humano e o fim do encarceramento em massa

A DSA derrubou a política local neste reduto democrata , e suas vitórias se estendem muito além de Nova York – na Virgínia, Nevada e além. Como o socialismo saltou da periferia da política americana para o seu próprio centro?

História socialista americana

As raízes do DSA remontam ao Partido Socialista da América, que foi formado em Nova York em 1901 para promover questões como o estabelecimento de uma jornada de trabalho de oito horas e a propriedade pública de serviços públicos como água e eletricidade.

Imagem em preto e branco de um homem falando de um trem para uma multidão de homens de cartola
O líder sindical e candidato presidencial do Partido Socialista Eugene Debs em campanha em 1900. Coleção Historica Graphica / Heritage Images / Getty Images

O escritor Upton Sinclair , o teólogo cristão Reinhold Niebuhr e a fundadora da Paternidade Planejada, Margaret Sanger, foram membros iniciais proeminentes. Mas muitos dos primeiros socialistas americanos eram judeus e imigrantes do Leste Europeu – grupos que eram considerados bem fora da sociedade “branca” dominante na época.

Minha pesquisa como historiadora de socialistas americanos descobriu que os socialistas do início do século 20 obtiveram sucesso eleitoral ao apresentar candidatos que representavam a diversidade econômica e racial de suas comunidades e defendiam as questões que importavam para a classe trabalhadora, constituintes imigrantes.

Em 1918 – o apogeu do caucus socialista de Nova York, quando os socialistas detinham 10 dos 121 assentos na Câmara Estadual – os políticos socialistas eram professores, advogados de assentamentos e líderes sindicais. Eles propuseram o primeiro projeto de lei de controle de natalidade de Nova York , permitindo que os defensores dessem panfletos educacionais às mulheres sobre contracepção, e propuseram programas para criar seguro para idosos e controle de aluguel.

O Partido Socialista começou a perder membros para o crescente Partido Comunista na década de 1930. Em meados do século 20, ela respondeu ao crescente anticomunismo dos americanos com uma virada para a direita. Em 1972, os líderes do partido mudaram o nome do partido de Social-democratas, EUA, porque muitas pessoas associavam a palavra “socialista” ao grande antagonista dos Estados Unidos, a União Soviética.

O DSA, passado e presente

Desiludido, o ativista e professor marxista Michael Harrington deixou a organização e em 1973 formou o Comitê Organizador Socialista Democrático, que posteriormente se fundiu com outro grupo de esquerda, o Novo Movimento Americano , para formar os Socialistas Democráticos da América .

Ao contrário do Partido Socialista da América, que era um partido político registrado e tinha candidatos com sua própria chapa, o DSA é um grupo político. Harrington queria criar a “ ala esquerda do possível ” dentro do Partido Democrata.

Imagem em preto e branco de Harrington, sentado de terno e gravata, falando.
Michael Harrington, fundador do DSA, falecido em 1989. Foto: Barbara Alper / Getty Images

Por quatro décadas, os membros do DSA concorreram principalmente nas primárias democratas, tentando empurrar o partido para a esquerda – na Guerra do Iraque e no Nafta, por exemplo – enquanto endossavam os indicados presidenciais democratas de Walter Mondale a Barack Obama.

Teve alguns sucessos locais iniciais. Dos anos 1980 ao início dos anos 2000, os membros do DSA foram eleitos para conselhos municipais em todo o país e ganharam disputas para prefeito em cidades universitárias liberais como Berkeley, Califórnia ; Ithaca, Nova York ; e Burlington, Vermont, onde o político abertamente socialista Bernie Sanders foi prefeito de 1981 a 1989.

Em 2016, Sanders concorreu à presidência. Sua campanha, juntamente com a subseqüente vitória de Donald Trump, criou um aumento no número de membros do DSA entre os jovens eleitores. A idade média do grupo caiu de 68 em 2013 para 33 em 2017 . O DSA agora reivindica mais de 90.000 membros pagantes, contra 6.000 em 2015.

As estratégias eleitorais da DSA também mudaram após 2016, em parte devido ao influxo de novos membros e em parte devido à frustração com os candidatos democratas convencionais.

Nas primárias democratas em todo o país, os candidatos do DSA concorreram para substituir os ocupantes mais velhos, centristas e brancos por jovens esquerdistas que prometeram lutar pelo “Medicare para todos” e “ responsabilizar os funcionários eleitos” .

Foi uma estratégia vencedora para a era Trump . Desde 2016, os candidatos apoiados pelo DSA ganharam disputas para procuradores distritais de Filadélfia a Travis County, Texas , e ocupam quatro cadeiras no Congresso . Quarenta membros da DSA têm assento em 21 legislaturas estaduais. Os membros da DSA ocupam cinco das 50 cadeiras no conselho municipal de Chicago .

As experiências profissionais dos legisladores de DSA de hoje se assemelham às de seus antepassados. O senador do estado de Nova York Jabari Brisport , eleito em 2020, era professor e organizador de inquilinos (uma espécie de síndico de bairros profissional). A Representante do Estado de Nova York Phara Souffrant Forrest foi anteriormente uma organizadora de inquilinos e enfermeira.

As propostas legislativas da DSA – controle de aluguéis , faculdade gratuita e direitos reprodutivos – são questões socialistas clássicas, atualizadas para o século XXI. O Partido Democrata já adotou muitas dessas propostas , mas moderados como o senador da Virgínia Ocidental Joe Manchin não.

Jovem multidão de jovens segurando faixas vermelhas de 'DSA' em uma rua de Nova York
Ativistas do DSA em marcha pelos direitos dos imigrantes em Nova York, 1º de maio de 2019. Spencer Platt / Getty Images

Como no passado, a DSA tende a apoiar candidatos de grupos marginalizados – sejam afro-americanos, caribenhos, sul-americanos ou sul-asiáticos – que refletem a composição racial dos bairros que representam.

Dems irritados e lutas internas de DSA

O crescente perfil político do DSA tem causado tensões dentro do Partido Democrata.

Pouco depois de os candidatos apoiados pelo DSA em março de 2021 terem varrido todos os cinco cargos de liderança no Partido Democrata de Nevada , muitos funcionários antigos do partido se demitiram em vez de trabalhar sob a nova liderança esquerdista. Mas primeiro, de acordo com o Nevada Independent e outros jornais locais, os funcionários democratas transferiram US $ 450.000 dos cofres do Partido Democrata de Nevada, controlados pela DSA, para o Comitê de Campanha do Senado Democrático, que é controlado pelo Partido Democrata Nacional.

Algumas políticas de DSA que divergem agudamente da linha do Partido Democrata – como seu apoio ao movimento de boicote, desinvestimento e punição de Israel por sua ocupação militarizada dos territórios palestinos – atraem críticas ferozes de outros democratas .

O DSA também foi acusado de ter um “ problema racial ”. Apesar de apresentar principalmente candidatos negros, a liderança da organização é em grande parte branca e masculina. Alguns membros do DSA dizem que o grupo silencia as preocupações e vozes das pessoas de cor.

Depois que novos grupos surgiram dentro da DSA para recrutar mais líderes negros , o comitê nacional da DSA anunciou em fevereiro de 2021 que começaria uma iniciativa para atrair, orientar e reter melhor as pessoas de cor.

No século 20, o socialismo americano rachou sob o peso de lutas internas e mudanças sociais. O DSA moderno pode sobreviver aos desafios do século 21?

Seu próximo teste será na cidade de Nova York em 22 de junho.

Esta história foi corrigida para refletir com precisão a identificação política de Bernie Sanders. Sanders se autodenomina “socialista democrático” e é endossado pelos Socialistas Democratas da América, mas não é membro do grupo.

Joshua Kluever é doutorando de História Americana do Século XX, na Binghamton University, Universidade Estadual de Nova York