Eleições 2022: Lula lidera pesquisa e venceria Bolsonaro por 45% a 37%

No primeiro turno, petista também está à frente em qualquer cenário

Se o segundo turno das eleições de 2022 ao Planalto ocorresse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria eleito para um terceiro mandato. De acordo com a nova rodada da pesquisa Exame/Ideia, divulgada nesta sexta-feira (21), o petista teria 45% das intenções de voto em uma disputa contra o atual presidente, Jair Bolsonaro, que soma 37%. Desde janeiro, a vantagem do ex-presidente cresce pesquisa a pesquisa.

Segundo Mauricio Moura, fundador do instituto de pesquisa Ideia, Lula tem se beneficiado do desgaste de Bolsonaro junto aos segmentos mais ricos da população. “O grande destaque é a irritação da classe média com o governo Bolsonaro. Ele perdeu popularidade nas classes A e B, com reflexo nas intenções de voto”, diz Moura. “Fica sempre a lição quando se trata de intenção de voto: quem está em reeleição segue como protagonista, mas a variável principal para uma queda ou uma retomada de preferência é a popularidade do presidente.”

Nesta semana, enquanto Bolsonaro continuou a “sangrar” com os depoimentos de ex-gestores de seu governo à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado, Lula admitiu, em entrevista a uma revista francesa, que disputará a Presidência em 2022. “Serei candidato contra Bolsonaro. Se estiver na melhor posição para ganhar as eleições e estiver com boa saúde, sim, não hesitarei”, declarou.

Lula garantiria uma vitória presidencial graças a seu desempenho nas duas regiões mais populosas do País. Ele superaria Bolsonaro tanto no Sudeste (47% a 38%) quanto no Nordeste (50% a 35%). Já o atual presidente está em primeiro lugar no Norte (64% a 25%), no Sul (45% a 26%) e no Centro-Oeste (42% a 34%). Como o Sudeste, em especial, concentra a maior parte do eleitorado brasileiro, Lula tem uma vantagem geral.

A disputa do voto no primeiro turno também tem o petista à frente. Na pesquisa espontânea – sem que nomes de possíveis candidatos sejam apresentados previamente –, Lula tem dois pontos percentuais de vantagem sobre Bolsonaro (19% a 17%), enquanto 46% dizem que não sabem em quem votar.

Já nos cenários estimulados – em que os candidatos são apresentados de antemão às pessoas –, a pesquisa testou os candidatos em grupos com três pessoas: Lula, Bolsonaro, e uma terceira opção. Em qualquer uma dessas sondagens para o primeiro turno, o petista triunfa, oscilando de 35% a 37%. Já Bolsonaro vai de 30% a 33%, dependendo dos confrontos.

“A gente colocou um candidato único de terceira via, não apresentou aquele cenário com vários candidatos – e mostrou que alguns são mais competitivos que outros, principalmente aqueles com viés de centro-direita”, afirma Mauricio Moura. “Isso deixa clara uma situação de que um candidato que quiser ocupar esse espaço tem de ter uma configuração mais conservadora do que progressista.”

Em todos os cenários de segundo turno testados pela pesquisa EXAME/IDEIA, qualquer candidato perde para Bolsonaro ou Lula. Mas há alguns destaques, como o do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT). Ele aparece com 37% em um segundo turno contra o atual presidente, que tem 40%. Na disputa com Lula, o petista tem 43%, e Ciro, 35%. A eleição mais acirrada é entre Lula e Sergio Moro (43% a 40%).

Na avaliação de 54% dos brasileiros, Bolsonaro não merece ser reeleito para mais quatro anos de mandato. Em relação a Lula, o índice cai para 50%. A rejeição a Bolsonaro também é alta quando os eleitores são questionados em quem eles não votariam de jeito nenhum. Entre os entrevistados, 39% disseram que não dariam mais uma chance ao atual presidente. Lula aparece com 36%, seguido de João Doria, com 25%, e Sergio Moro, com 21%.

A pesquisa Exame/Ideia entrevistou 1.200 eleitores, por telefone, nos dias 19 e 20 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Com informações da Exame.com