Rosemberg Cariry: Gente é para Viver

.

Por Rosemberg Cariry*

O poeta Vladimir Maiakovski, um monstro sagrado da poesia russa, cantou em um verso que se tornou famoso na voz de Caetano Veloso: “Gente é pra brilhar”.

Em tempos obscuros, além do brilho, gente é pra viver, ou melhor dizendo, é para lutar, até que o tsunami do mal passe e a reconstrução seja possível.

Há em todo o Brasil, uma triste realidade, resultante das políticas neoliberais e autoritárias que esmagam e desmontam o país: o crescimento da miséria e da fome.

Os pedintes voltaram aos sinais de trânsito, esmolam nas ruas, estendem as mãos nas estradas. Na periferia das grandes cidades, a situação é trágica e insustentável, pela presença da miséria e da desesperança.

Na tentativa de minimizar essa situação, líderes comunitários e artistas, sob a liderança da Cidade Solidária e da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF), lançaram a campanha solidária “Festival Gente é para Viver”, para arrecadar recursos que serão revertidos em alimentação básica para a população mais afetada pela pandemia de Covid-19, no Ceará, notadamente na periferia de Fortaleza.

No dia 13 de junho, a partir das 14h, prologando-se até à noite, teremos a presença de dezenas de artistas, personalidades e militantes dos movimentos sociais, afirmando a solidariedade, a vida e as lutas pela democracia e justiça social.

Serão divulgados lugares de coletas de alimentos e contas bancárias de instituições que receberão doações.

O festival é formado por pessoas solidárias que, nesse momento de colapso sanitário e político no nosso país, onde as políticas públicas e a nossa democracia estão sendo ameaçadas, afirmam a união em defesa da vida e da dignidade dos nossos irmãos e irmãs brasileiras que sofrem.

Sabemos que precisamos avançar na imensa reforma social necessária ao nosso país, mas, no presente momento, esse desejo tem por símbolos o pão repartido, o caminhar junto, o refazer a grandeza da vida, o cultivar a esperança de um amanhã bem melhor.

Participe, contribua, seja solidário. Existem esperanças para além do ódio e da obscuridade.

*Cineasta