Maioria dos ministros do STF votam a favor de realizar Copa América

Três ações no STF questionavam a realização do evento no Brasil: uma do PSB, uma do PT e outra da Confederação dos Trabalhadores. Com a maioria formada pela realização do torneio, a Copa América terá início neste domingo (13).

Supremo Tribunal Federal - Foto: Rosinei Coutinho / SCO-STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na tarde desta quinta-feira (10) para autorizar a realização da Copa América no Brasil. Seis ministros votaram a favor do torneio no país.

O julgamento está acontecendo em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico. Seis dos 11 ministros votaram a favor da manutenção da competição ser realizada no Brasil: Cármen Lúcia, Marco Aurélio, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Edson Fachin, e Dias Toffoli.

Três ações no STF questionavam a realização do evento no Brasil: uma do PSB, uma do PT e outra da Confederação dos Trabalhadores. Com a maioria formada pela realização do torneio, a Copa América terá início no domingo (13) com o jogo entre a Seleção Brasileira e a Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 18h00 no horário de Brasília.

Torneio polêmico

Os organizadores da Copa América mudaram inesperadamente o torneio para o Brasil depois que a coanfitriã Colômbia desistiu devido a distúrbios civis e a Argentina devido a um aumento nos casos de COVID-19. O presidente Jair Bolsonaro, que minimizou a gravidade do novo coronavírus e é contra medidas de confinamento, apoiou a realização do torneio no Brasil.

Especialistas em saúde pública e jogadores da Seleção Brasileira, todavia, questionaram a conveniência de organizar o torneio em meio a uma pandemia. Senadores que participam da CPI da Covid declararam que o torneio seria “o campeonato da morte”.

Na quarta-feira (9), a gigante de pagamentos Mastercard e a empresa brasileira de bebidas Ambev decidiram retirar suas marcas da Copa América deste ano.

Fonte: Sputnik Brasil