Novo apagão atinge cidades do Amapá
É o quinto blecaute no estado este ano. Segundo senador Randolfe, a culpa é do setor privado, no momento em que o Senado discute privatização da Eletrobras.
Publicado 16/06/2021 21:24 | Editado 16/06/2021 22:25

Por volta das 16h de hoje (16), um novo apagão elétrico afetou algumas cidades do Amapá, incluindo a capital Macapá. Não foram informados o total de municípios afetados.
Em nota, a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que a falta de energia desta quarta-feira “foi provocada pela saída da Linha de Transmissão de 230 KV entre Jurupari e Laranjal do Jari”, que fica na região sul do estado.
A distribuidora que atende a capital, a Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) informou que houve desligamento momentâneo, que a causa “está sendo apurada” e o retorno do fornecimento foi imediato. “A LMTE disponibilizou no tempo de 1 minuto o transporte da energia nas linhas de transmissão Laranjal-Macapá 1 e 2”.
O Ministério de Minas e Energia também se manifestou em nota e confirmou que, às 16h05, houve o desligamento do sistema de 230 KV que atende Macapá.
“Em consequência, houve o desligamento de toda a carga atendida pela Subestação Macapá, de cerca de 250 MW [megawatts]. O início da retomada do fornecimento de energia iniciou às 16h21, com o religamento de um circuito da linha de transmissão. O reestabelecimento do fornecimento está sendo realizado de forma coordenada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). As causas do desligamento deverão ser identificadas no Relatório de Análise de Perturbação”, disse a pasta, em nota.
O ONS informou que, após o apagão, a energia foi completamente restabelecida no estado por volta das 18h.
“O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para iniciar a recomposição do sistema e para que o completo fornecimento de energia fosse restabelecido o mais rápido possível. O ONS avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos e, posteriormente, fará um Relatório de Análise da Perturbação (RAP)”.
Este é o quinto apagão elétrico registrado no Amapá este ano. Em novembro do ano passado, mais de 90% da população do estado passaram mais de 20 dias com fornecimento limitado em esquema de rodízio de energia elétrica.
Repercussão
A Eletronorte não é a responsável pelo apagão nesse momento no Amapá. É a iniciativa privada!
Nosso povo não pode continuar sofrendo. Não à MP1031! #VoteNãoMP1031 pic.twitter.com/EeIh9vUk0q
— Randolfe Rodrigues ?? (@randolfeap) June 16, 2021
Hoje o Amapá sofreu com novo apagão energético.
Perguntem para o povo amapaense quais são os “benefícios” da privatição.
Mesmo assim, Bolsonaro insiste na criminosa privatização da Eletrobrás. Larápio!
— Orlando Silva (@orlandosilva) June 16, 2021
Esse desligamento ocorre no momento em que no Senado Federal foi iniciada discussão da MP 1031, de privatização da Eletrobras. E o evento foi até citado como argumento por senadores, como Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para justificar a rejeição pelo projeto de desestatização da companhia.
No momento, inclusive a discussão ainda está focada se a matéria será votada ou não nesta quarta-feira, 16.
A reclamação estava centrada no fato de que o relatório do senador relator Marcos Rogério (DEM-RO) ainda não havia sido apresentado e que ainda não seria possível avaliar o texto apresentado.
Com informações da Agência Brasil