Anvisa alerta estados sobre adulteração de frasco da CoronaVac

Desde maio, a Anvisa investiga possível caso de falsificação no Maranhão. Segundo apuração, um frasco vazio de vacina foi reaproveitado para introdução de outro líquido.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou às secretarias estaduais um alerta sobre a possibilidade de adulteração de frascos da vacina CoronaVac, usada na imunização contra a covid-19. O ofício foi enviado na terça passada (22), mas o comunicado à imprensa só foi publicado hoje.

Desde maio, a Anvisa investiga um possível caso de falsificação ocorrido no Maranhão. De acordo com a apuração, um frasco vazio de vacina foi reaproveitado para introdução de um líquido desconhecido. Um lacre adulterado também foi utilizado e o uso de uma cola para fixar o lacre de alumínio à tampa.

Como medida de segurança, a agência recomendou que profissionais de saúde designados para aplicação de vacinas verifiquem se os frascos recebidos pelo Instituto Butantan estão intactos. Além disso, os frascos vazios devem ser inutilizados. Possíveis irregularidades encontradas deverão ser comunicadas por meio do Sistema de Notificações para a Vigilância Sanitária (Notivisa).

Autor