Datafolha: 70% dos brasileiros dizem que governo Bolsonaro é corrupto

Segundo a pesquisa, 64% dos brasileiros afirmam que Bolsonaro sabia das suspeitas de corrupção na Saúde

Em meio a escândalos da gestão Jair Bolsonaro com a compra de vacinas contra a Covid-19, 70% dos brasileiros dizem que governo federal está envolvido em corrupção. É o que aponta pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (11). Apenas 23% acham que que o governo não é corrupto, enquanto 7% não sabem ou não responderam.

O alvo central da desconfiança é a série de contratos firmados pelo Ministério da Saúde junto à campanha nacional de imunização. Para 63%, houve corrupção por parte do governo na compra de vacinas. Outros 25% dizem que não houve corrupção, e 12% não sabem. Sobre esses contratos, em especial, 64% dos brasileiros afirmam que Bolsonaro sabia das suspeitas de corrupção e 25% dizem que não sabiam.

Mulheres, jovens de 16 a 24 anos e moradores da região Nordeste estão entre os segmentos que mais desconfiam do governo e do próprio Bolsonaro. Os índices melhoram para o presidente apenas entre empresários.

Para desgosto bolsonarista, quando se pergunta o grau de conhecimento dos brasileiros sobre os escândalos, 70% disseram estar informados, sendo 22% bem informados. Outro dado da pesquisa mostra que a insatisfação pode aumentar: 56% acreditam que a corrupção no governo vai aumentar, 26% acham que vai ficar como está e só 13% creem que vai diminuir.

O Datafolha ouviu 2.074 pessoas nos dias 7 e 8 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Autor