CNPq garante não haver perda de dados

Informe do CNPq diz que não há perda de dados, nem está comprometido o pagamento de bolsas. Todos os prazos relacionados a projetos e entregas de relatórios serão prorrogados.

Desde 24 de julho, cientistas brasileiros relatam dificuldade para acessar o currículo Lattes e diversos sistemas de informática do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A entidade emitiu comunicado sobre o “apagão de dados” procurando tranquilizar os pesquisadores.

O órgão, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país e suas plataformas online são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos entre diferentes grupos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

No comunicado, o CNPq diz que não há perda de dados, nem está comprometido o pagamento de bolsas. Mas admite que há um problema técnico em reparo que deverá migrar os dados para outro servidor. Todos os prazos relacionados a projetos e entregas de relatórios serão prorrogados. A entidade ainda oferece meios para tirar dúvidas dos interessados.

Entre todos os sistemas afetados, aquele que vem gerando a maior comoção entre os especialistas é a indisponibilidade da Plataforma Lattes. Trata-se de um site que reúne toda a trajetória acadêmica dos pesquisadores brasileiros (ou de estrangeiros que têm alguma relação com o Brasil).

Ter esse currículo atualizado costuma ser exigência a todos que integram a área acadêmica, especialmente na hora de se candidatar a projetos e vagas de iniciação científica, mestrado e doutorado. Neste meio de ano, é o período em que muitas instituições abrem as seleções de novos estudantes de pós-graduação, com avaliação dos currículos Lattes dos candidatos.

Mas o currículo não é o único sistema a sair do ar. A Plataforma Carlos Chagas, que reúne informações de grupos de pesquisa e bolsistas do CNPq, também está indisponível.

O mesmo vale para o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, outra base de dados importante para conhecer quais especialistas estão trabalhando em cada área.

Há outros sistemas internos do CNPq que parecem ter sido atingidos, mas ainda não há confirmação oficial desse fato.

Leia a íntegra do “Informe CNPq – Indisponibilidade dos sistemas”:

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos: 

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
  3. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  4. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  5. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail [email protected]  

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.

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