Afeganistão, que perspectivas?

Em médio e longo prazo as forças pa­trió­ticas e pro­gres­sistas aca­barão por se impor.

Foto: Getty Images/BBC

A im­prensa in­ter­na­ci­onal está cheia de in­ter­ro­ga­ções e es­pe­cu­la­ções sobre o Afe­ga­nistão. 20 anos pas­sados sobre o de­sen­ca­de­a­mento de uma brutal guerra de agressão que marcou uma nova etapa da sua es­tra­tégia agres­siva, os EUA e a Otan veem-se for­çados a re­tirar deste país o grosso do seu po­de­roso dis­po­si­tivo mi­litar dei­xando atrás de si um te­ne­broso rasto de vi­o­lência e crime.

Cen­tenas de mi­lhares de mortos, Ba­gram e ou­tros si­nis­tros cen­tros de tortura, campos de con­cen­tração com destaque para a base de Guantánamo com mi­lhares de presos sem jul­ga­mento, vi­o­lação do es­paço aéreo de vá­rios países para o trans­porte se­creto de pri­si­o­neiros, um país des­truído e ra­pi­da­mente trans­for­mado no maior pro­dutor de ópio do mundo. Nada disto deve ser es­que­cido, como es­que­cido não deve ser que Osama bin Laden e a Al-Quaeda foram uma cri­ação dos EUA e da Arábia Sau­dita, do mesmo modo que o Daesh e seus su­ce­dâ­neos são instrumentos da ação de de­ses­ta­bi­li­zação e sub­versão do im­pe­ri­a­lismo. Tudo isto em nome da “guerra” ao “fun­da­men­ta­lismo is­lâ­mico” ter­ro­rista, da “de­fesa dos di­reitos hu­manos” e da “de­mo­cracia”, do “di­reito e dever de in­ge­rência humanitária”.

Ao con­trário do que afirmam co­lu­nistas en­car­tados, sempre cegos pe­rante as fra­quezas e der­rotas dos seus amos, não se trata sim­ples­mente de uma opção dos EUA vi­sando con­cen­trar forças contra o seu alvo prin­cipal, a Repú­blica Po­pular da China, cuja evo­lução à data da in­vasão ainda suscitava no grande ca­pital es­pe­ranças no seu afas­ta­mento do ca­minho do socialismo e con­se­quente sub­missão ao dictat do im­pe­ri­a­lismo, o que não acon­teceu, e é evi­dente que no pro­cesso de de­sin­ves­ti­mento mi­litar dos EUA há muito cál­culo quanto à pos­si­bi­li­dade de uma so­lução de poder no Afe­ga­nistão hostil à China. Porém o que mais im­porta re­alçar é que estamos pe­rante mais uma im­por­tante derrota do im­pe­ri­a­lismo.

Os povos não são uma folha em branco onde o im­pe­ri­a­lismo es­creve o que quer, mesmo quando, como su­cede no Afe­ga­nistão, se apre­sentam frag­men­tados em di­fe­rentes et­nias e sus­ce­tí­veis de ins­tru­men­ta­li­zação por ide­o­lo­gias e con­cep­ções obs­cu­ran­tistas e re­a­ci­o­ná­rias. Essa a lição prin­cipal in­de­pen­dente da in­cer­teza do que está para di­ante.

No ime­diato há muita po­eira no ar, é cedo para ajuizar. Mas não há dú­vida de que em médio e longo prazo as forças pa­trió­ticas e pro­gres­sistas acabarão por se impor. E não se diga que to­mamos os de­sejos por realidades. Não. É o pro­cesso de evo­lução mun­dial que o en­sina e na própria his­tória do Afe­ga­nistão en­con­tramos mo­tivos de con­fi­ança no futuro.

Desde logo num pro­ver­bial pas­sado de in­ven­ci­bi­li­dade, no­me­a­da­mente frente aos exér­citos da Rússia cza­rista e do im­pe­ri­a­lismo bri­tâ­nico. Mas so­bre­tudo porque este país já co­nheceu com a re­vo­lução de abril de 1978, uma revolução po­pular, laica e ori­en­tada para o so­ci­a­lismo pro­ta­go­ni­zada pelo Par­tido De­mo­crá­tico Po­pular do Afeganistão. Uma re­vo­lução que foi der­ro­tada pela in­ge­rência do im­pe­ri­a­lismo com a mo­bi­li­zação da pior reação feudal, mas que no curto pe­ríodo da sua exis­tência re­a­lizou profundas trans­for­ma­ções pro­gres­sistas re­cla­madas pela so­ci­e­dade, transfor­ma­ções que tarde ou cedo aca­barão por se impor.

Fonte: Avante!

Autor