COI está analisando protesto de atleta dos EUA no pódio de Tóquio

Raven Saunders se expressou em apoio à justiça racial e social, o que é proibido pela organização

Raven Saunders fez um gesto “pelos oprimidos” após receber sua medalha de prata no arremesso de peso no domingo.

O Comitê Olímpico Internacional (COI) está analisando o gesto feito pela atleta norte-americana de arremesso de peso Raven Saunders, que fez um X com os braços acima da cabeça ao receber a medalha de prata, uma possível violação das regras que proíbem protestos em pódios.

O COI está em contato com a World Athletics, o organismo internacional do atletismo, e com o Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), disse seu porta-voz, Mark Adams, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (2).

O USOPC disse que o gesto de Saunders não violou suas regras.

“Como todas as delegações, a equipe dos EUA é governada pela Carta Olímpica e pelas regras determinadas pelo COI para a Tóquio 2020”, disse o USOPC em um comunicado enviado à Reuters. “Conforme os termos da delegação do USOPC, o USOPC realizou sua própria análise e determinou que a expressão pacífica de Raven Saunders em apoio à justiça racial e social que aconteceu na conclusão da cerimônia foi respeitosa com seus concorrentes e não violou nossas regras relacionadas a manifestações.”

No mês passado, o COI suavizou sua Regra 50, que impedia aos atletas qualquer tipo de protesto. Agora ela permite que eles façam gestos em campo, contanto que o façam sem atrapalhar o evento e com respeito pelos outros competidores.

Mas a ameaça de sanções permanece se quaisquer protestos forem feitos no pódio durante a cerimônia de entrega de medalhas.

Saunders poderia enfrentar uma ampla gama de punições, desde uma reprimenda a ter suas medalhas retiradas e ser impedida de competições futuras. Mas não está claro o que acontecerá porque o COI se recusou a detalhar as penalidades por violações.

Raven Saunders disse que os atletas americanos estão planejando seu protesto em desafio aos regulamentos do Comitê Olímpico Internacional a várias semanas. Saunders disse que o planejamento ocorreu por meio de uma mensagem de texto em grupo com atletas de vários esportes. O grupo decidiu que o X seria seu símbolo e que representaria a unidade com os oprimidos.

Ela fez o gesto no final da cerimônia, durante uma sessão para fotógrafos após a entrega das medalhas e a execução do hino nacional chinês para o vencedor, Gong Lijiao. Quando Saunders saiu, ela disse aos repórteres que seu ato era “para os oprimidos”. “Eu queria respeitar o hino nacional que está sendo tocado”, disse Saunders.

O gesto levou a um impasse sobre a liberdade de expressão entre o Comitê Olímpico Internacional e oficiais olímpicos dos EUA. Como o COI questiona, o que fazer se os americanos se recusarem a penalizar um atleta por violar as regras que limitam as manifestações no pódio?

O COI, que proíbe demonstrações no pódio ou durante a competição, disse na noite de domingo que o comitê olímpico nacional de um atleta é obrigado a emitir qualquer punição necessária. As autoridades americanas disseram que não punirão nenhum atleta por exercer o direito à liberdade de expressão que não expresse ódio.

Saunders disse na segunda-feira que o gesto que ela fez e o símbolo X que outros atletas exibiram representavam solidariedade com pessoas que são negras, LGBTQ e aqueles que lutam pela saúde mental como ela.

Esgrimista

Race Imboden, o esgrimista americano, tinha um X preto com um círculo em sua mão durante a cerimônia de medalha para a competição de florete no domingo. Em 2019, Imboden se ajoelhou durante a execução do hino nacional nos Jogos Pan-americanos.

Fotos tiradas durante a partida pela medalha de bronze no domingo mostram que Imboden não tinha o símbolo na mão durante a competição. Não estava claro qual era o significado da marca, mas as autoridades das Olimpíadas Americanas disseram que começaram a ouvir nos últimos dias que os atletas planejavam protestos.

Planejamento

Saunders disse que fez parte do grupo envolvido no planejamento da manifestação. Ela se recusou a dizer quem mais estava envolvido porque não queria pressionar ninguém a se comportar de determinada maneira.

Em sua conta no Instagram, Imboden postou imagens de Saunders com os braços em um X e uma foto dele mesmo segurando sua medalha de bronze com o X circulado visível em sua mão.

Na terça-feira, Gwen Berry, a lançadora de martelo americana que se afastou da bandeira americana durante os testes de atletismo dos EUA em junho e disse que está planejando declarações de protesto nas Olimpíadas, deve competir. Assim como Noah Lyles, o velocista americano que costuma usar luvas pretas e erguer o punho na pista antes das corridas.

Saunders disse que não estava preocupada com as consequências que poderia enfrentar, que poderiam incluir uma série de sanções porque o COI nunca especificou quais penalidades as violações podem incorrer.

“Eu defendi o que defendi”, disse ela. “Eu ganhei a medalha. “Vou manter o que eu disse e vou continuar lutando.”

Se o COI ordena aos americanos que punam um atleta e eles se recusam a fazê-lo, estariam violando a Carta Olímpica.

Ao esperar, porém, e apoiar Saunders, o Comitê Olímpico dos EUA está se comportando de maneira muito diferente do que os líderes olímpicos americanos fizeram em 1968 e 1972, quando agiram rapidamente para punir os atletas negros que se manifestaram no pódio ou não se comportaram de acordo com os padrões do COI, forçando-os a deixar os Jogos.

O atletismo mundial também dificilmente disciplinará os atletas, porque a federação não possui regras contra demonstrações em seus manuais. Sebastian Coe, o presidente da federação, disse este ano que estava “relutante em desencorajar os atletas de expressarem suas opiniões, e sinto que a geração atual está mais disposta a falar do que algumas gerações anteriores.”

As autoridades americanas estão tentando eliminar a questão da liberdade de expressão antes que os Jogos de Verão cheguem a Los Angeles em 2028. Saunders, de 25 anos, disse que planeja continuar competindo e terá como objetivo os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

“Eu não vou a lugar nenhum”, disse ela. “Posso competir por mais 15 anos.”

Luta pessoal

Saunders, que atende pelo apelido de Hulk, foi aberta sobre sua luta contra a depressão em um esforço para desestigmatizar as conversas sobre saúde mental.

No início de 2020, ela sinalizou seu retorno tweetando: “Se não fosse por mandar uma mensagem para um antigo terapeuta eu não estaria aqui”.

Ela se tornou uma estrela emergente durante as seletivas olímpicas dos Estados Unidos em junho, usando máscaras ousadas durante a competição.

Em Tóquio, ela encarou os competidores e se deleitou com a alegria dos Jogos, movendo os quadris em comemoração.

“Se você é NEGRO, LGBTQIA +, ou tem problemas mentais. Este é para você”, ela postou no Instagram, logo após capturar a prata.

Espada na cabeça

Imboden, um foilist canhoto, tem sido uma figura de destaque em seu esporte – um atleta olímpico três vezes, um ex-No. 1 mundial e o primeiro homem americano a ganhar o título geral da Copa do Mundo.

Mas por todas as suas conquistas nas pistas, Imboden, 28, pode ser mais conhecido por ser um dos dois atletas americanos, junto com Gwen Berry, uma lançadora de martelo, a protestar durante os Jogos Pan-americanos de 2019.

Imboden disse que queria destacar questões como “racismo, controle de armas, maus-tratos a imigrantes e um presidente que espalha o ódio”.

O protesto dos Jogos Pan-americanos indignou o Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos, que deu a Imboden e Berry 12 meses de liberdade condicional cada um, e advertiu que protestos futuros resultariam em penalidades mais severas.

Com informações das agências internacionais

Autor