Roda de Poesia no Gesso contará com Pedro Gorki e Nezite Alencar

A Roda de Poesia no Gesso é uma ação do Coletivo Camaradas, na cidade do Crato, na Região Metropolitana do Cariri.


Os poetas Pedro Gorki e Nezite Alencar participarão neste domingo, 29, às 18h, de mais uma edição da Roda de Poesia no Gesso, em formato virtual, pelo Instagram do Coletivo Camaradas.

O poeta Pedro Gorki

Dois poetas comprometidos com as causas populares. O primeiro é Pedro Gorki, nascido no bairro das Rocas, residente na Cidade da Esperança, de origem popular, filho de ativistas da luta sindical e educacional, é o vereador pelo Partido Comunista do Brasil – PCdoB – em Natal. É o parlamentar mais jovem da história da capital do Rio Grande do Norte.

Iniciou militância no movimento estudantil em 2013, manifestando-se em favor do passe livre para os estudantes e opondo-se ao aumento da tarifa de ônibus em Natal. Gorki foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES – e participou da direção de outras entidades estudantis.
Cabe ressaltar as várias premiações e condecorações em razão de seu proativismo social, com destaque para o prêmio “Vozes da Resistência” (Câmara dos Deputados), “Comenda Emmanuel Bezerra dos Santos” (Câmara Municipal de Natal) e o reconhecimento da “Revista Veja” que o estampou na capa, como um dos 20 brasileiros de 20 anos promissores da década.

Pedro é também estudante de pedagogia pela UFRN, pesquisador na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) e dirigente da União da Juventude Socialista – UJS e militante da UNEGRO – União de Negros e Negras pela Igualdade.

A poeta Nezite Alencar

A segunda é Nezite Alencar. Nascida em Quixariú-Campos Sales, mas reside na cidade do Crato, é cordelista ocupando a 21° cadeira da Academia dos Cordelistas do Crato com mais de 40 folhetos publicados

Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri (URCA), especialista em História do Brasil, Pesquisadora do Cangaço e membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), tem vasta experiência profissional no âmbito da educação, inclusive com dez anos de trabalho voluntário. Nezite, em 2012, foi selecionada para o Prêmio “Mais Cultura de Literatura de Cordel”, promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) e homenageada no III Encontro da Poesia no Gesso, outra ação do Coletivo Camaradas, em 2010.

A Roda de Poesia do Gesso, em virtude da pandemia, acontece no formato remoto e tem o intuito de contribuir para uma cultura leitora. A cada mês a Roda conta com a participação de poetas que residem no Território Criativo do Gesso (bairros São Miguel, Palmeiral, Santa Luzia, Pinto Madeira e Centro) como é o caso de Nezite Alencar e com a participação de poetas de outros estados brasileiros, como Pedro Gorki.