Tropas norte-americanas formam novas milícias mercenárias na Síria

As forças mi­li­tares dos Es­tados Unidos da Amé­rica no ter­ri­tório da Síria pre­tendem formar outra mi­lícia na re­gião de al-Ja­zira, no nor­deste do país árabe.

A nova for­mação terá o nome de “Liwa al-Fazaa” (Bri­gada de As­sis­tência) e a sua ta­refa será con­trolar as fron­teiras sírio-ira­qui­anas. A força in­cluirá 1800 ho­mens ar­mados, a mai­oria dos quais in­te­grantes das tribos árabes da zona fron­tei­riça.

Em julho, as tropas norte-ame­ri­canas cri­aram o cha­mado “Exér­cito de Clãs”, que opera sob o seu co­mando, numa ten­ta­tiva de di­mi­nuir a in­dig­nação tribal face à sua pre­sença.

De acordo com a­ti­vistas sí­rios, os altos soldos pagos levam jo­vens a fi­liar-se nessas mi­lí­cias, no meio de uma di­fícil si­tu­ação eco­nô­mica que en­frentam as po­pu­la­ções lo­cais, por res­pon­sa­bi­li­dade dos EUA que im­põem um blo­queio as­fi­xi­ante à Síria e, além disso, roubam trigo e pe­tróleo deste país.

Da­masco con­si­dera a me­dida de criar forças mer­ce­ná­rias como uma ten­ta­tiva de di­vidir de­mo­gra­fi­ca­mente a re­gião, já que ins­tru­tores norte-ame­ri­canos pro­me­teram que a com­po­nente do de­sig­nado “Exér­cito de Clãs” será ex­clu­si­va­mente árabe, di­fe­ren­te­mente das cha­madas Forças De­mo­crá­ticas da Síria, de mai­oria curda, que o Pen­tá­gono fi­nancia, arma e treina desde 2012.

Os EUA mantêm ile­gal­mente pelo menos 10 bases mi­li­tares na re­gião norte-ori­ental síria de al-Ja­zira, e uma base na zona de Tanef, fron­tei­riça com o Iraque e a Jor­dânia.

Fonte: Avante!